Empreendedorismo

Conheça e entenda todas as boas práticas que o corretor de seguros deve seguir

24 jun 2020

O mercado de seguros vem crescendo cada vez mais e se tornando mais e mais competitivo, por isso, é essencial que o corretor de seguros esteja sempre focado, preparado e praticando certos hábitos que farão o número de vendas aumentar. As boas práticas que o corretor de seguros deve seguir são: um atendimento de qualidade ao cliente; estudar e conhecer bem o mercado, incluindo sua concorrência; ampliar a rede de contatos de clientes e gerar novos leads, ou seja, prospecções de novos clientes; utilizar a tecnologia a seu favor, como as redes sociais e também ferramentas de organização; e trabalhar com um funil de vendas para saber em que estágio de venda está até finalizar o negócio.

No Brasil, um dos mercados que mais cresce é o de seguros. Somente no ano passado, em 2019, houve um aumento de mais de 12% de crescimento, resultando em uma arrecadação de R$270 bilhões, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG). Mas com esse crescimento do mercado, se tornou ainda mais importante focar nas boas práticas que o corretor deve seguir.

Isso porque existem certas práticas que todos os corretores de seguros devem conhecer e seguir para que haja produtividade no trabalho e seja possível atingir o número máximo de vendas. Ou seja, para manter não só o crescimento do mercado como um todo, mas também para aumentar o lucro e manter sua empresa competitiva, o corretor de seguros deve se atentar a alguns pontos importantes.

Por isso, confira aqui todas as boas práticas que o corretor de seguros deve seguir!

Faça sempre um bom atendimento ao cliente

Essa é uma das questões mais importantes quando se trata de boas práticas que o corretor de seguros deve seguir. Um atendimento de qualidade ao cliente pode mudar tudo, pois além de resultar em bons indicadores de qualidade, o que mantém a empresa competitiva no mercado, também poderá abrir portas para novos negócios.

Além disso, um bom atendimento também inclui conhecer o perfil do cliente para saber que o serviço ou produto que você está oferecendo a ele é o correto. Por exemplo, de nada adiantará tentar convencer seu cliente a comprar um seguro de carro se ele não possui o próprio carro ou um seguro residencial se ele ainda mora com os pais. Por isso é tão importante conhecer o perfil do cliente para entender suas necessidades.

Estude e conheça o mercado de seguros

Estudar o seu mercado de trabalho é uma boa prática para qualquer tipo de profissional, pois é um detalhe essencial para descobrir se seu produto ou serviço está no mesmo nível de qualidade de outras empresas, se os preços estão compatíveis etc. Mas, para o corretor de seguro, é ainda mais essencial justamente pelo mercado de seguros ser tão competitivo.

Por isso, os corretores de seguros devem não só saber de seus próprios produtos e serviços, mas também avaliar o de seus concorrentes para entender qual é o seu diferencial e passar isso para que o cliente saiba que o que você oferece é a melhor opção para ele.

Amplie sua rede de contatos e gere novos leads

Criar um bom networking, ou rede de contatos, é uma das práticas mais cruciais para o corretor de seguros. Isso porque, pensando logicamente, quanto maior for sua lista de contatos, melhor será sua chance de conseguir uma venda e fechar negócios. Mas a rede de contatos do corretor vai muito além disso.

Através de sua rede de contatos, o corretor de seguros poderá não só fazer renovações ou novos contratos com clientes já existentes, mas também prospectar novos clientes, ou seja, gerar leads (clientes em potencial). Desta forma, as chances de estar sempre atingindo um bom número de vendas e fechando negócios serão mais altas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Apesar de já termos falado sobre construir uma rede de contatos, seja para os clientes existentes ou para os clientes em potencial, não podemos deixar de mencionar que a tecnologia é a maior aliada atualmente para realizar essa prática. Isso porque é possível – e altamente recomendado – usar as redes sociais para atingir e ampliar seu público.

Aproveite o leque de opções que existem nos dias atuais para utilizar ferramentas de marketing digital, como Facebook, Instagram, blogs, e-mails e outros tipos de canais de comunicação online para publicar conteúdos informativos e também para se conectar com seus clientes de forma a conhecê-los melhor e oferecer a eles um atendimento ainda mais aprofundado e de qualidade.

Inclusive, as mídias sociais e plataformas de comunicação online não são apenas aliadas no trabalho do corretor de seguros, mas se tornaram indispensáveis, principalmente nos tempos de pandemia em que estamos vivendo. Por isso, é importante saber também como funciona o home office para os corretores de seguro.

Além disso, outros tipos de ferramentas online que podem ser utilizadas para outros meios além de comunicação são os aplicativos e softwares para organizar suas tarefas e sua rotina. Eles são uma ótima maneira de se manter focado e aumentar ainda mais sua produtividade.

Trabalhe com o “funil de vendas”

Finalmente, entre as boas práticas que o corretor de seguros deve seguir está o que é conhecido como “funil de vendas”, um método estratégico para acompanhar o processo de vendas de cada cliente. Assim, mesmo que o corretor tenha uma lista longa de clientes, ele saberá em que etapa ou estágio da venda ele se encontra com cada um deles.

O funil de vendas, unido a uma boa ferramenta de organização de tarefas, auxilia o corretor de seguros a acompanhar a fase de cada uma de suas vendas, desde a prospecção do novo lead, ao envio da proposta, ao momento da negociação e até o fechamento do negócio, sem que ocorra esquecimentos ou enganos.Para saber de boas práticas que o corretor de seguros deve seguir, entre tantas outras informações, confira o blog da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade online!

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar