C.

Contabilidade

Automação de tarefas para PJ: coloque sua contabilidade no piloto automático

Cansado de quebrar a cabeça todo mês cuidando da sua contabilidade? Confira como a tecnologia pode ajudar.

por Adrielle Freitas 5 Jul 2019

Já parou para pensar em quanto tempo você gasta cuidando de questões financeiras relacionadas ao seu CNPJ? Quanto dele poderia ser melhor aplicado nas suas atividades ou, até mesmo, para você ter mais tempo livre?

A contabilidade demanda espaço na rotina e isso pode se tornar uma questão estressante para profissionais autônomos que, além disso, têm de estar sempre cuidando de sua rede de contatos e trabalhando focados em resultados. Daí a importância de recorrer à automação de tarefas.

Hoje - ainda bem - muitas tarefas da rotina contábil de um PJ já podem ser automatizadas. A emissão de nota fiscal, que causa tantas dúvidas em quem está começando, é um ótimo exemplo: já é possível fazer com que sejam replicadas todos os meses, um benefício essencial para quem emite notas sempre com o mesmo valor ou para a mesma empresa.

Na correria de uma Pessoa Jurídica surgem muitas dúvidas. Haja cabeça para tantas tarefas! Se você está nessa situação e quer colocar sua contabilidade no piloto automático para ter mais tempo e menos dor de cabeça, confira o material que preparamos!

A importância da rotina contábil de um PJ

A contabilidade é uma das operações que devem contar com o apoio de profissionais especializados para ser bem-feita e garantir que o seu CNPJ esteja sempre regularizado. Felizmente, a tecnologia já nos proporciona recursos para tornar esse serviço mais acessível e eficiente: plataformas digitais de contabilidade.

A automação de rotinas contábeis acontece por meio dessas plataformas e traz uma série de vantagens. Em primeiro lugar, ela ajuda na redução de erros. Afinal, sabemos que, quando uma pessoa executa uma atividade, não importa qual seja, ela sempre corre o risco de errar. Quando um sistema automatizado faz esse tipo de tarefa, a chance de acontecerem esses errinhos é drasticamente reduzida.

Em segundo lugar está a praticidade, um aspecto fundamental para quem precisa se desdobrar para dar conta de todas as atividades do dia a dia. Estima-se que as pessoas percam cerca de 81 dias por ano com burocracias. Assustador, não é mesmo? Com um sistema de automação, você resolve, em minutos, o que uma pessoa levaria até um dia para solucionar com a mesma eficiência.

Em terceiro lugar, um sistema online permite que você cuide da contabilidade de maneira transparente, com acesso rápido ao seu contador e a todos os seus dados, ganhando segurança e agilidade.

Seja qual for a sua área de atuação como prestador de serviço, o ideal é que você tenha praticidade investindo menos recursos possíveis. A automação de tarefas contábeis ajuda nessa missão, que não é nada impossível!

Automação de tarefas para PJ: como a tecnologia pode ajudar

Felizmente, a tecnologia oferece uma série de recursos para tornar a sua contabilidade mais simples. Entenda a seguir!

Emissão de nota fiscal

A emissão de notas fiscais é uma etapa obrigatória para todos que atuam como pessoa jurídica. A boa notícia é que você pode simplificar essa tarefa com uma ajudinha da contabilidade digital.

Com um emissor de notas, você gera suas NFS-e e calcula sua guia de impostos em questão de poucos cliques! A outra boa notícia é que, caso você precise lançar notas iguais todos os meses (com o mesmo valor e para o mesmo contratante), pode usar a função de autopreenchimento. Com isso, você evita o trabalho repetitivo.

Na Contabilizei, por exemplo, é possível emitir a nota fiscal de serviço eletrônica pela plataforma para CNPJs das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife.

Integração com prefeituras

Algumas plataformas de contabilidade online também permitem a integração com os sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas de prefeituras.

Essa é uma ótima alternativa para cidades que, por questões técnicas, não conseguem emitir a NFS-e pelas plataformas, garantindo que elas sejam importadas automaticamente e que toda a sua contabilidade continue concentrada em um único lugar. Para citar um ótimo exemplo, no painel inicial da Contabilizei você consegue gerenciar toda a sua contabilidade, bem como os impostos a serem pagos.

Atendimento de qualidade

Com um cotidiano tão corrido, quem é que tem tempo para esperar ser atendido enquanto ouve uma URA infinita no telefone? Aqui, a tecnologia ajuda a melhorar a comunicação.

Empresas como a Contabilizei oferecem diversas formas práticas para entrar em contato e tirar suas dúvidas: e-mail, chat ou agendamento de ligação, e possuem equipes especializadas em Atendimento ao Cliente formadas por profissionais com conhecimento contábil e treinados para atender com excelência.

Além disso, na Contabilizei, você também passa por um processo de onboarding - um tour pelos recursos do sistema que apresenta o passo a passo da sua nova rotina contábil automatizada.

Integração com bancos para conciliação bancária

A rotina de um PJ envolve outra etapa muito importante: a conciliação bancária. É o processo que compara o extrato da conta do banco com o controle financeiro interno do CNPJ e é importante para evitar prejuízos e, para o governo, é uma forma de garantir que as entradas e saídas de dinheiro estão batendo com o que é declarado.

É possível cuidar desse procedimento manualmente, com o auxílio de uma planilha, mas ele se torna bastante trabalhoso, além de arriscado já que um erro de digitação pode causar um grande problema aqui. Na plataforma da Contabilizei, por exemplo, você tem integração com bancos e pode fazer a importação automática do extrato bancário logo no primeiro dia do mês. Assim, graças a tecnologia, você leva menos que 15 minutos e evita problemas na prestação de contas.

Viu como a automação de tarefas pode colocar a sua contabilidade no piloto automático e facilitar sua vida? Emitir notas fiscais, integrar com prefeituras, ter um bom atendimento e fazer a conciliação bancária - tudo fica mais simples quando você conta com o parceiro certo! Então, se você ficou interessado com essa possibilidade, conheça o serviço de contabilidade online da Contabilizei.

Adrielle Freitas
Siga no Linkedin

Contabilidade online sem complicação

Receba os melhores conteúdos sobre contabilidade e empreendedorismo,
feitos especialmente para você!

Contabilizei

A Contabilizei surgiu para descomplicar a contabilidade e democratizar seu acesso. Venha descobrir o que podemos fazer por você!