Assinatura Digital para Médicos: qual a vantagem em ter uma?

| Atualizado em 01/06/22 | 6 minutos de leitura

O impacto na Medicina nesses dois últimos anos de afastamento social é visível: todos os consultórios notaram a redução nos pacientes presenciais no período – e alguns seguem percebendo essa nova situação.

Aquela sala de espera lotada ainda está voltando aos poucos, mas a agenda de muitos profissionais nunca esteve com tanta procura. Muitos desses, que estão atendendo um grande volume de pacientes, partiram para a telemedicina. 

Embora possa parecer surreal ou mesmo frio e distante para alguns, a telemedicina é sim um espaço de encontro importante entre médico e paciente. Para consultas onde os primeiros passos são a solicitação de exames e o esclarecimento de situações para pacientes, funciona muito bem.

Considerando as doenças contagiosas, como é a Covid-19, além da proteção para o profissional permitiu a segurança para que não houvesse mais disseminação do vírus. E é por isso mesmo que a tendência é de que siga acontecendo dessa forma.

Mas o que o médico precisa para poder atuar com este tipo de tecnologia? Se parte dos compromissos migrou para o digital, como a contabilidade que pode ser feita por contador online, nada mais certo do que migrar também etapas do modelo de atendimento. E uma das primeiras providências para que isso possa acontecer é mesmo a assinatura digital.

assinatura-digital-medico-usando-notebook-medicina

Como funciona a assinatura digital para médicos?

Grande parte dos profissionais já tem e utiliza assinatura digital – talvez mesmo sem saber. Quando você inicia o processo para abrir empresa, seu escritório de contabilidade já indica que seja providenciado o certificado que permite a validação online dos documentos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Nas empresas que tiveram o processo de abertura totalmente digital, como acontece na Contabilizei, este é um recurso que evita a necessidade de tramitação de documentos físicos com assinatura dos sócios. 

É este mesmo tipo de certificado que funciona para garantir que sua assinatura em um receituário eletrônico não seja falsificada: não se trata apenas de uma assinatura que alguém escaneou, mas de um modelo tecnológico que permite a verificação de que o responsável pela assinatura foi que emitiu essa validação em determinado documento.

Os documentos legais da Medicina tem cunho social relevante, e a legislação outorga ao profissional uma responsabilidade grande na emissão desses registros.

Tanto receitas, que autorizam os pacientes a adquirir medicamentos controlados, quanto atestados médicos são válidos perante a Justiça, e por isso mesmo exigem que o profissional os utilize com segurança. E é esse tipo de questão que deu origem às assinaturas digitais, viabilizando a emissão dos papéis mesmo à distância. 

Quanto custa ter uma assinatura digital?

Existem empresas que oferecem a assinatura digital em valores acessíveis, e o próprio Conselho Federal de Medicina está outorgando gratuitamente certificado digital para os médicos adimplentes. Segundo o site do CFM, “um Certificado Digital pode ser utilizado para a assinatura de documentos eletrônicos, com validade jurídica, como prescrições médicas, contratos, procurações, além de servir como meio seguro de identificação pessoal em sites com acesso restrito.”

Conforme a Resolução Nº 2.296/2021 do CFM, “Art. 4ºOs Conselhos Federal e Regionais de Medicina deverão emitir, gratuitamente, aos médicos adimplentes que requisitarem: CERTIFICADOS DIGITAIS A3 (padrão ICP-BRASIL) em  nuvem  ou  em  outros  dispositivos,  de  acordo  com  a  definição  do  Conselho  Federal  de Medicina, com ativação anual e validade de até 5 (cinco) anos, sendo um certificado digital por médico (por CPF).”

Isso facilita muito as coisas para os médicos, uma vez que o próprio órgão regulador estipula o modelo de assinatura que é permitido nos documentos por ele controlados, e ao mesmo tempo oferta aos profissionais o acesso a este padrão gratuitamente. 

assinatura-digital-medico-pessoa-digitando

Quais as vantagens da assinatura digital?

A principal vantagem da assinatura digital para médicos é validar documentos à distância – como receitas, atestados ou mesmo papéis contábeis e fiscais da empresa. Também são vantagens a segurança do processo e a economia aliada à ecologia na redução do uso de papéis. 

Confira todas as vantagens que elencamos para o uso de assinaturas digitais para médicos:

1.Medicina à distância

Conforme já comentamos, o profissional pode emitir documentos médicos à distância e portanto consegue realizar determinados tipos de atendimento sem a presença dos pacientes em consultório. Isso implica também na mobilidade do próprio médico: como já é conhecido no caso dos nômades digitais, que trabalham de onde quiserem, os profissionais podem atuar de outras localidades utilizando esta estratégia.

E como valor agregado desse processo, a gestão de documentos também fica facilitada, uma vez que os processos contábeis da empresa médica e outros atributos de gestão passam a poder ser realizados de qualquer lugar – exigindo menos tempo de consultório.

2.Segurança

Em um ambiente cada dia mais digital, outra vantagem a ser considerada é a segurança. Pode parecer impossível, mas a assinatura digital pode ser mais resistente a fraudes do que uma assinatura em papel. Isso porque a tecnologia por trás desta certificação é robusta, testada no mundo todo, e validada por agentes de tecnologia que estão um passo à frente dos fraudadores.

Os receituários eletrônicos são validados pelo Conselho Federal de Medicina, e portanto constantemente modernizados e adequados para que a assinatura digital de médicos seja um componente de tranquilidade para os profissionais.

Diferente da assinatura formal, a digital tem o respaldo de protocolos tecnológicos com os quais muita gente está envolvida, e portanto permite que o profissional tenha um respaldo diferente do encontrado no receituário convencional. 

3.Economia e Ecologia

Também é um ganho para as empresas e para o meio ambiente a economia no uso de papel: se antes era elegante manter o receituário com logomarca própria em papel especial, hoje é bem visto ter condições de utilizar a tecnologia para deixar de lado o uso desse recurso.

A migração dos processos para o ambiente digital garante que nossos ambientes de trabalho tenham menos acúmulo de materiais, garantindo maior higiene e menor necessidade de manutenção. 

É por isso mesmo que diversos setores das empresas não precisam mais de armazenamento, mudando completamente a dinâmica dos negócios. A contabilidade online, por exemplo, enxuga uma série de documentos físicos do seu consultório – além de reduzir o tempo que você precisa dedicar para essa papelada. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar