Logo de arquitetura: saiba como criar sua identidade no mercado

| Atualizado em 02/05/22 | 9 minutos de leitura

Para criar um logo de arquitetura é preciso considerar critérios como adequação, facilidade de compreensão, distinção, versatilidade. Perfil do público-alvo e serviços prestados são essenciais para a escolha certa de cores, letras e formatos.

O logo de arquitetura está na lista dos primeiros contatos que um potencial cliente tem com esse prestador de serviço. Por conta disso, é essencial que a logomarca desse tipo de empresa represente, com precisão, tudo o que o negócio tem a oferecer para o público-alvo.

Os logotipos, como também podem ser chamados, são símbolos de identificação de uma companhia. Com uma combinação de imagens, textos, letras e formas, a ideia é transmitir de forma visual todo o conceito e proposta que envolve o negócio.

Quando bem pensado e desenvolvido, esse elemento, por si só, já fala tudo o que os consumidores precisam saber. Essas representações tendem a se tornarem tão marcantes que apenas de olhar para elas as pessoas sabem exatamente do que se trata e qual produto e/ou serviço aquela marca comercializa.

Quer uma prova disso? Pense na logo da Apple e do McDonald ‘s, por exemplo. Nem é preciso o nome da empresa para identificarmos a quem pertence a logomarca e o que é vendido.

Por todas essas razões, a criação de um logo de arquitetura deve ser uma das etapas do processo de abrir empresa, visto que essa imagem — em conjunto com o CNPJ para arquitetoconfere muito mais credibilidade e profissionalismo para o negócio.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Essas condições, por sua vez, colaboram para atrair clientes e deixar a marca muito mais conhecida no mercado.

Confira, agora, o que é preciso para criar um logotipo ideal para escritório de arquitetura.

arquitetura-logo-homem-analisando-logo

O que a pessoa tem que levar em consideração para criar um logo de arquitetura?

Na hora de criar um logo de arquitetura é preciso levar em consideração critérios como adequação, facilidade de compreensão, distinção, versatilidade.

1.Adequação

Uma logomarca precisa ser adequada ao negócio que ela representa e, principalmente, ao público-alvo que se pretende alcançar.

As cores escolhidas, por exemplo, devem transmitir a sensação e a mensagem certa, alinhadas ao propósito da empresa e ao perfil e preferência dos clientes.

2.Facilidade de compreensão

Um logotipo nada mais é que uma representação visual de um negócio. Por essa razão é primordial que ele diga o máximo possível sobre a companhia.

Uma maneira de conseguir isso é criando logo que permitam a compreensão logo na “primeira olhada”. Se o cliente tiver que decifrar a logomarca, a tendência é que ela seja facilmente esquecida, e o objetivo desse recurso é justamente o contrário.

3.Distinção

Por mais que use referências de outras empresas do mesmo setor, é muito importante que a logo que criar para a sua seja única, exclusiva e distinta de qualquer outra logomarca. 

Tenha em mente que um dos propósitos é gerar identidade para o seu escritório de arquitetura, utilizando, para isso, um elemento que o representa de maneira individual.

4.Versatilidade

O logo do seu escritório será utilizado em diversas ocasiões, por exemplo, no site da empresa, redes sociais, cartões de visita, portfólio de arquitetura e mais.

Por essa razão é primordial que ele seja versátil — no sentido de conseguir se adaptar bem a diferentes aplicações e tamanhos — sem que essas alterações dificultem a compreensão do que está sendo apresentado nessa imagem.

Como criar logo de arquitetura?

Para criar um logo de arquitetura, de forma prática, é preciso:

1.Relacionar os serviços prestados

Nem todo escritório de arquitetura presta os mesmos serviços. Por exemplo, é possível trabalhar com elaboração de projetos para interiores, para exteriores, paisagismo, entre diversas outras opções.

Por conta disso, é preciso relacionar quais soluções são oferecidas pela empresa para que, com base nelas, seja criada uma imagem que a represente. Dessa forma, fica mais fácil transmitir para as pessoas quais serviços elas encontrarão naquele local.

2.Identificar público-alvo

E por falar em pessoas, é também essencial identificar o perfil do público-alvo, já que a logomarca criada precisa conversar diretamente com ele.

Para isso deve-se listar quais são as características mais marcantes dos clientes que o escritório de arquitetura pretende atender. Isso pode ser separado em dois grupos:

  • perfil sociodemográfico: classe social, nível de escolaridade, renda, entre outros atributos similares;
  • perfil comportamental: busca por conforto, sofisticação, praticidade, estilo etc.

3.Escolher os elementos que farão parte da imagem

Em linhas gerais, um logotipo costuma ter quatro elementos, que são:

  • tipografia;
  • símbolo (ou imagem);
  • formas;
  • cores.

Aqui, precisamos destacar que a tipografia não é item obrigatório, considerando que é totalmente possível criar um logo de arquitetura sem incluir o nome da empresa — usando apenas uma imagem relacionada. 

O símbolo segue o mesmo princípio de não obrigatoriedade, mas no sentido inverso. No caso, a logomarca pode levar apenas o nome do escritório, sem uma imagem para representá-lo.

4.Escolher a tipografia

Mas caso opte por letras no logotipo, seja para o nome completo da empresa ou apenas para uma sigla, é primordial escolher fontes que tenham relação com a impressão que se quer transmitir.

Apenas para você ter uma ideia do que estamos querendo dizer aqui, os tipos itálicos remetem a dinamismo e velocidade, as fontes lights dão a ideia de precisão, e as com serifas (prolongamento no fim das hastes das letras) passam a sensação de tradicional e clássico.

5.Escolher as cores

Já as cores vão além do fato de a logomarca do escritório de arquitetura ter uma tipografia ou não. Isso acontece porque, ainda que seja utilizado apenas um símbolo, a cor é um dos principais meios de comunicação com o público.

Mais uma vez, a escolha dessa paleta deve estar alinhada à impressão e às sensações que a empresa pretende transmitir para as pessoas. 

Para não errar nessa definição, a sugestão é se atentar aos significados das cores. Veja alguns exemplos:

  • preto: sofisticação, luxo;
  • branco: higiene, juventude, limpeza;
  • vermelho: energia, calor, paixão;
  • amarelo: alegria, felicidade, positividade;
  • laranja: prosperidade, mudança, jovialidade;
  • verde: harmonia, natureza, riqueza;
  • azul: sabedoria, lealdade, mistério.

6.Definir a forma da logomarca

Quando falamos sobre a forma de uma logomarca, estamos nos referindo ao formato que ela terá — ou seja, se será quadrada, redonda, triangular, oval etc.

Assim como nos demais pontos a serem considerados, a escolha dessa forma também precisa estar totalmente alinhada à impressão e ao conceito que o escritório de arquitetura pretende passar para o público-alvo — lembrando de relacionar isso ao perfil dos potenciais clientes.

Como criar logo para projeto?

Para criar um logo para projeto, o princípio é o mesmo que citamos até aqui. Isso acontece porque, independentemente da aplicação, um logotipo é a representação visual de algo por meio da combinação de símbolos, palavras, letras, cores e formatos.

Assim, para criar logo de projeto é preciso:

  • considerar a proposta do serviço que será realizado;
  • analisar o perfil e preferências do público-alvo;
  • escolher os elementos que serão utilizados;
  • definir cores e tipografia, se tiver.

Na internet, existem diversos aplicativos para fazer logo. Um dos mais populares é o Canva, que conta com a versão web, Android e iOS.

Apesar de contar com a opção paga, a gratuita conta com recursos suficientes para a criação de um ótimo logo de arquitetura. Inclusive, a plataforma tem vários layouts prontos que podem ser facilmente personalizados.

O que levar em consideração na construção do logo do seu escritório? 

Para a construção do logo do seu escritório pense, principalmente, na imagem que quer transmitir para o seu público

Tenha sempre em mente que a logomarca é um dos primeiros contatos que um potencial cliente tem com a empresa que pretende contratar. 

Dessa forma, se o seu logotipo não transmitir corretamente a sua mensagem, há o risco de perder bons negócios antes mesmo de ter a chance de apresentar seus serviços e diferenciais.

arquitetura-logo-mulher-vendo-logo

Se, porventura, considerar que não consegue criar um logotipo por conta própria, a contratação de um designer pode ajudar nesse processo e otimizar o tempo, deixando você livre para se dedicar a outros pontos da sua empresa.

Por que criar logotipo para escritório de arquitetura é importante até mesmo para atrair novos clientes?

Um logotipo para escritório de arquitetura é importante para atrair novos clientes por inúmeras razões. Entre as que mais se destacam estão:

  • é uma excelente maneira de passar uma boa primeira impressão;
  • reforça a identidade da sua marca;
  • destaca o seu negócio dos concorrentes;
  • é uma maneira de fazer as pessoas lembrarem facilmente da sua empresa;
  • transmite profissionalismo, experiência e credibilidade.

Transmita credibilidade aos seus clientes 

E já que estamos falando sobre credibilidade, reforçaremos um ponto que citamos no início deste artigo, que é a importância de ter um CNPJ para o negócio.

Ter empresa aberta, legalizada e poder emitir nota fiscal é outra maneira de conquistar mais clientes — inclusive, abre as portas para atender também pessoas jurídicas, e não apenas pessoas físicas.

Caso você ainda não tenha feito isso, saiba que dá para abrir empresa sem sair do seu escritório, com a ajuda de um contador online.

Acesse agora o site da Contabilizei e confira como isso funciona.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar