Como montar uma consultoria de TI?

| Atualizado em 16/11/21 | 6 minutos de leitura

Se você está pensando em montar uma consultoria em TI, saiba que é um campo bastante lucrativo e, por isso, também é extremamente concorrido. Neste texto, vamos ajudá-lo nessa decisão, percorrendo as etapas a serem cumpridas e os principais desafios que serão enfrentados.

O que é consultoria de TI?

A tecnologia da Informação (TI) está presente em todos os tipos de empreendimentos, dos menores aos mais grandiosos. Não existe negócio que não precise deste serviço. Cada vez mais, as empresas vêm optando pela terceirização desses serviços e contratando consultorias estratégicas e especializadas. 

Para abrir uma consultoria de TI, em primeiro lugar, é preciso conhecer tecnicamente a área e o mercado. Muitas vezes, é importante que o profissional tenha tido experiência como funcionário de uma empresa nessa função ou em um negócio do setor de tecnologia. A experiência e o conhecimento técnico são requisitos para um bom consultor. 

O que é necessário para abrir uma consultoria de TI?

Além do conhecimento técnico na área, é importante você fazer um plano de negócios. Com ele, você vai conseguir definir claramente quais os serviços que vai oferecer e, principalmente, o seu diferencial. 

Investigue o mercado e verifique como sua concorrência atua. Existe algum nicho que não está bem atendido? Quais os serviços que você vai oferecer? Procure o seu diferencial. 

Ao planejar seu negócio, você deve considerar a estrutura que será necessária, como local, equipamentos, colaboradores. Pense como será a logística do seu negócio.  É hora, também, de pensar na identidade da sua empresa, como você vai apresentá-la ao mercado?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Quanto mais você planejar, mais chances de o seu negócio decolar. Se possível, desde o início, busque auxílio de profissionais de comunicação para ajudá-lo a pensar na sua marca e no seu posicionamento nas redes sociais. Ainda vale o velho ditado – quem não se comunica, se trumbica. 

Agora que você tem clareza de como sua consultoria vai atuar, qual a estrutura necessária e como você vai apresentá-la ao mercado, é hora de regularizá-la.

abertura-ti-computador

Abrindo a consultoria de TI

Para atuar como consultor de TI, você vai precisar criar o seu CNPJ, a sua empresa. Para abri-la, é necessário ter em mente quais as atividades que serão desenvolvidas e fazer a escolha dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que são os códigos que identificam quais as atividades exercidas e sinalizam quais serão os impostos envolvidos, pois eles variam conforme o tipo de atividade. 

Parece complicado, mas com a ajuda de um bom contador você estará bem assistido e poderá fazer a escolha certa. Com a ajuda dele, você vai descobrir que o CNAE para consultoria de TI é o CNAE 6204-0/00. A segunda descoberta é que esse CNAE não é permitido para MEI (microempreendedor individual), mas isso não significa que você não possa criar uma empresa enxuta e pagar menos impostos. Cuidar do bolso é outra dica de ouro para quem está começando a empreender. 

No seu plano de negócios, você deve ter definido se terá ou não sócios. Essa decisão vai definir o formato jurídico da sua consultoria. Se a ideia é fazer um voo solo, você pode optar entre constituir  uma EI (empresa individual) ou uma EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada). Já se a opção for por ter sócios, as possibilidades são por Sociedade Limitada (Ltda) ou Sociedade Anônima (S/A). 

E, finalmente, é hora de definir o regime tributário, cujas opções são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

Simples Nacional, a opção para os pequenos negócios

Como focamos neste texto mais informações para quem quer começar a empreender seu próprio negócio de consultoria, muito provavelmente a escolha pelo regime do Simples Nacional será a mais adequada.

Por esse regime tributário, o recolhimento de tributos é unificado em uma única guia e as alíquotas são mais amigáveis. Para aderir ao Simples Nacional, o faturamento anual deve ser limitado a R$ 4,8 milhões por ano. Para começar, é um bom faturamento, não é mesmo?

A consultoria de TI em ação

Como você já deve ter percebido, há muito trabalho a ser feito mesmo antes de começar a atuar. Mesmo agora que você já está com o seu CNPJ regularizado, tenha sempre por perto o seu plano de negócios e o revise sempre que necessário.

É muito provável que no início você ainda não obtenha o lucro que esperava, por isso fique atento ao seu fluxo financeiro. Ter controle dos recursos que entram e onde eles são empregados é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pensando em contribuir para a boa gestão das empresas, a Contabilizei criou uma planilha de controle financeiro gratuita para ajudá-lo a gerir o seu negócio. Com ela, você terá uma visão geral das receitas e despesas e conseguirá identificar quais são as principais fontes de receitas e onde há mais despesas.  Que boa ajuda, não é mesmo?

abertura-ti-codigo

Quais as vantagens de contratar uma consultoria de TI?

Você pode oferecer o seu serviço a grandes ou pequenas empresas, dependendo do seu foco e do seu planejamento. Independentemente do tamanho do seu cliente, há inúmeras vantagens na contratação desse tipo de serviço. 

Cada vez mais, as empresas vêm automatizando seus processos e necessitando de softwares que realizam essas tarefas. Na hora de escolher a melhor solução tecnológica, a consultoria pode evitar grandes dores de cabeça e, principalmente, desperdício de recursos. 

É muito comum que o empresário, pensando em economizar, escolha, por exemplo, um sistema disponível no mercado apenas pelo preço. Na hora de implementá-lo, começam os problemas. Com uma consultoria de TI, isso poderia ser evitado.

A consultoria de TI estuda o cenário e a realidade do cliente e sugere o sistema ideal para aquelas necessidades. Além disso, acompanha e orienta a implementação e, ainda, treina as equipes e os profissionais que irão utilizá-lo. Imagine tudo isso sem a consultoria – poderia ser uma enorme dor de cabeça, não é mesmo?

Com a consultoria de TI, as empresas podem reduzir o tempo de implementação dos sistemas, evitar complicações durante o processo e economizar, pois não correm o risco de desperdiçar dinheiro com ferramentas que não oferecem as soluções necessárias para alcançar o objetivo final. 

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Deixe um comentário

avatar