Gestão e Negócios

Funil de Vendas para Corretores de Seguros

Atualizado em 30 abr 2020

O funil de vendas é um dos principais conceitos utilizados nos dias de hoje como estratégia de marketing. Corretores de Seguros que organizam os seus potenciais clientes através de um funil de vendas podem ter muito mais resultados.

Pensando nas suas vendas e na forma como você pode alavancá-las o blog da Contabilizei preparou para você Corretor de Seguros uma matéria especial que apresenta o funil de vendas e como ele pode te ajudar ter uma melhor gestão de seus potenciais clientes, além de fazer com que sua corretora de seguros tenha alta performance nas vendas.

O que é um funil de vendas?

Pode ser também chamado de pipeline. O funil nada mais é do que um método de acompanhamento de toda a trajetória de um cliente, desde o primeiro contato – quando ele demonstra algum interesse por você, até a concretização da venda. 

O funil é o percurso que um cliente percorre antes de fechar negócio. Esse monitoramento é muito importante nos dias de hoje para os corretores que buscam alavancar suas vendas e melhorar todo o atendimento oferecido.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas possui 3 momentos: Topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Vamos detalhar cada um deles.

Topo de funil: 

Nessa etapa lidamos mais com visitantes, ou seja, pessoas que não temos muitas informações e não sabemos exatamente o que necessitam. Esses visitantes podem chegar por diversos meios, como:

– Visitas ao seu site buscando um conteúdo qualificado, seja através de um blog ou outras matérias específicas (Ex: interessados em uma matéria sobre os principais tipos de seguros para se contratar)

– Interessados em algum tipo de material ofertado (ex: e-book gratuito)

Esses visitantes normalmente não estão procurando nenhum produto específico. Esse é o momento de você apresentar demandas possíveis e ter a postura de especialista para transformá-los em possíveis clientes. Não é a hora de tentar vender nada para ele.

Meio de funil:

O que define se um visitante migra do topo de funil para o meio de funil é a identificação de um problema. 

Nesta etapa você já possui mais contato com o cliente, ele já consome o conteúdo que você oferece e você já acumula mais informações sobre ele. Não se precipite, seja sincero com o seu cliente e não busque a venda a qualquer custo. Entenda a real necessidade do cliente e mantenha a sua comunicação e orientação para entender a sua real necessidade.

Fundo de Funil:

Esta é a etapa da decisão da compra. Nesta etapa chamamos os contatos de “Leads Qualificados” que não são apenas visitantes, mas pessoas que já possuem interesse em contratar os seus serviços ou produtos. 

Nesta etapa o seu potencial cliente já tirou suas dúvidas e talvez até tenha já consultado outras opções concorrentes. Agora vale chegar junto deste contato para realizar a venda e transformá-lo em um cliente! 

Exemplo do funcionamento de funil no mercado de seguros:

Vamos explicar para você corretor como pode funcionar uma estratégia de funil para captar e gerenciar novos clientes da sua corretora de seguros.

Vamos supor que você criou um blog para sua corretora de seguros com diversas matérias sobre o tema. Um visitante de topo de funil localizou o site de seu blog na internet e leu sobre uma matéria sobre “Os riscos de não se ter um seguro residencial”

Esta matéria apontava os principais riscos de não se ter um seguro residencial. O visitante de Topo de funil a princípio não sabia que precisava de um seguro como este, mas após ler a sua matéria ele identificou que talvez fosse melhor ele pensar sobre seguro residencial.

A partir desse momento, este visitante passa a ser um possível cliente em Meio de Funil. Ele já procura a respeito de quais seriam as opções de seguro residencial disponíveis no mercado.

No Fundo de funil este cliente compara preços e opções e está praticamente certo de que precisa de um seguro residencial para sua casa. Como ele já está familiarizado com o seu site ele procura em uma sessão depoimentos de clientes e isso contribui para sedimentar ainda mais a decisão deste cliente em fechar negócio com você.

Você já está em contato com este cliente há um certo tempo e a concretização do negócio passa a ser uma etapa natural e madura! Parabéns corretor, você captou e amadureceu clientes dentro de sua estratégia de funil!

Esperamos que esta matéria tenha contribuído para que você entenda a importância e os possíveis resultados de se trabalhar com a estratégia de funil. Lembrando que você pode associar esta estratégia a utilização de um sistema CRM. Nas próximas semanas o Blog da Contabilizei trará uma matéria especial com as principais informações sobre sistemas CRM e quais as principais opções de mercado para o seu negócio.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

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