Contabilidade para startups: entenda a importância

| Atualizado em 10/01/22 | 6 minutos de leitura

É inquestionável que a contabilidade é uma ferramenta de gestão de fundamental importância para o crescimento de toda e qualquer empresa. Isso porque ela é responsável por estudar o cenário econômico e financeiro em que a empresa se encontra, trazendo métricas importantes para mensurar investimentos, retornos e custos. 

Por outro lado, também é possível notar o crescimento de empresas em que o modelo de negócio são as startups, um segmento em ascensão tanto no Brasil quanto no mundo. Mas como a contabilidade desempenha seu papel dentro de uma startup? É sobre essa questão que este artigo tratará. 

Em primeiro lugar, é necessário entender melhor todo o desdobramento do modelo de negócio que é uma startup. Depois, é preciso analisar a importância da contabilidade para sua gestão e continuidade. 

O que é uma startup

Em sua etimologia, startup significa “empresa no início das atividades”. Logo, trata-se de uma empresa que busca sanar algum problema que já existe no mercado, por meio de uma ideia ou solução inovadora. Para montar uma startup é preciso atender alguns requisitos importantes, assim, a empresa deve ser:

  • Escalável: quando a empresa consegue aumentar seu lucro sem que haja o aumento de custos proporcional ao crescimento.
  • Replicável: é a dinâmica em que novos clientes são captados e fidelizados, em que é possível multiplicar clientes sem aumentar os investimentos de forma proporcional aos lucros.
  • Incerta: A incerteza parte do problema que existe no mercado e que precisa ser sanado. Logo, a startup busca por soluções de problemas.
  • Inovadora: a startup tem por uma de suas maiores definições a inovação, pois traz soluções novas para problemas antigos.

O empreendedorismo, por meio de novas startups, é um investimento cada vez mais crescente no Brasil, visto que há muitos casos de sucesso em que ideias inovadoras vieram a solucionar problemas antigos e recorrentes. Cada segmento da economia tem suas dificuldades e empasses, assim, a startup busca exatamente este cenário para aplicar uma solução que resolva o problema do cliente e rentabilize em escala para o empreendedor.

Definido o conceito de startup, agora é preciso entender a importância da contabilidade dentro deste modelo de negócio. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Para que haja um crescimento contínuo e resguardado, é preciso controle, investimento e conformidade, itens que devem seguir a legislação. Infelizmente, muitas empresas iniciam suas atividades sem estes cuidados e acabam por não conseguir se manter no mercado por muitos anos. Para evitar esse tipo de situação, a contabilidade traz o controle e a conformidade citados. Ainda, o papel da contabilidade vai além de atender aos requisitos legais, pois também auxilia no gerenciamento dos lucros, custos e investimentos das empresas.

Hoje se pode contar com o contador online, que traz mais praticidade aos processos e mais agilidade no relacionamento entre empresário e contador, uma vez que todos os processos podem ser solicitados e acompanhados de forma online, o que auxilia o empresário inclusive na contenção dos custos.

contabilidade-para-startups

Contabilidade para startup

Como já citado, o sucesso do negócio depende não somente de uma boa solução para um problema. Com um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível estar à frente das burocracias e buscar proteger o negócio de problemas conhecidos. Desde a abertura até o atendimento ao cliente é importante ter a contabilidade a seu favor.

Abertura da Startup

O processo de abertura de empresas no Brasil tem tido uma desburocratização considerável. Contudo, é preciso o auxílio de um contador para abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), I.E (Inscrição Estadual), I.M (Inscrição Municipal), bem como abrir o credenciamento para a emissão de nota fiscal de venda de serviços ou mercadorias.

Planejamento Financeiro X Startup

Para que a empresa tenha sucesso e continuidade, é preciso que o planejamento financeiro esteja bem definido, com suas projeções de custos, investimentos e receitas confiáveis, trazendo ao empresário uma visão fidedigna de sua empresa, com metas e expectativas tangíveis e possíveis. 

Até mesmo a definição do capital inicial na startup, levantado para suportar todos os investimentos, deve ter seu devido planejamento, evitando surpresas financeiras no meio do caminho. Todo esse controle e mensuração financeira é viabilizado através da contabilidade.

Planejamento Fiscal/Contábil X Startup

Acima foram destacadas todas as burocracias legais solicitadas no momento da criação de uma empresa, o que demanda o conhecimento da contabilidade. 

Contudo além da parte documental de abertura da empresa, é preciso ter o gerenciamento documental de toda a movimentação, registrando todas as entradas e saídas da empresa, uma vez que para a tomada de decisão é preciso ter em mãos estas informações escrituradas e aptas para auxiliar o empresário a identificar a situação econômica e financeira da empresa.

Planejamento Tributário X Startup

A adequação tributária é necessária para que a startup esteja enquadrada em um regime tributário adequado, evitando o recolhimento de impostos maior do que realmente é necessário. 

A legislação tributária brasileira tem aspectos complexos, o que dificulta o entendimento e a aplicação das leis da melhor forma possível para o empresário. Assim, devido a essa complexidade, é necessário o auxílio do contador para identificar qual o melhor regime tributário para a startup.

Conformidade tributária/trabalhista X Startup

Além de atender à legislação para a abertura da empresa e gerenciar os documentos, é preciso atender à legislação tributária, observando quais as obrigações legais que a empresa deve respeitar para não ter seu CNPJ baixado ou suspenso, ou mesmo não conseguir emitir sua certidão negativa. 

Estas obrigações legais podem ser divididas em esferas: Estadual, Municipal, Federal, Trabalhista, Previdenciária. A seguir, destacam-se algumas dessas obrigações legais:

  • Emissão de notas fiscais de serviços ou vendas;
  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • Folha de Pagamentos;
  • Escrituração Contábil;
  • Sped fiscal;
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • e-Social.

Estas obrigações podem alterar conforme o regime tributário da empresa ou até mesmo pelo seu faturamento. Nesse sentido, é importante verificar quais são as obrigações legais em que a empresa está enquadrada e entregar as mesmas dentro dos prazos estabelecidos pela legislação vigente.

Em vista de todos esses aspectos legais, é de fundamental importância ter ao lado uma contabilidade online, que auxilie a manter a startup com controles financeiros confiáveis e sempre amparada pela legislação. 

Dessa forma, busca-se um crescimento sólido e contínuo da empresa, mantendo-se longe das estatísticas de fechamento de negócios por falta de controles e gerenciamento.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Escrito por:

Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.

Deixe um comentário

avatar