5 livros de medicina que todo médico deve ler

5 livros de medicina que todo médico deve ler


Olá! Meu nome é Thaís Albuquerque, sou médica e psicóloga e estou muito feliz com o convite da Contabilizei para escrever aqui neste espaço. Bom, se você não me conhece, vou me apresentar brevemente, antes de iniciar o conteúdo que pensei para esse primeiro artigo aqui.


Eu sempre quis ser médica e isso nunca foi muito fácil, como eu sei que não é fácil para quase ninguém. Após o ensino médio, foram 4 anos de cursinho, uma faculdade de psicologia (USP-SP) como plano B e, acreditem: depois da minha formatura eu ainda não estava 100% feliz. Eu tinha um diploma da USP nas mãos, mas o que eu realmente queria era ser médica.


Fiz o meu caminho de volta pro cursinho, mais um ano de estudos com muito afinco e finalmente saíram minhas aprovações na tão sonhada Medicina:
FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP);
UFF (Universidade Federal Fluminense), através do ENEM;
Santa Casa/SP


Feita essa breve introdução, a temática do artigo de hoje são os livros que eu li durante a faculdade de medicina e que eu quero recomendar para você. Ah, eu tentei fugir dos livros “obrigatórios” da medicina, como os livros técnicos, mas, sim livros que me inspiraram a ser uma profissional mais humana, competente e empática aos meus pacientes.


Carandiru (Drauzio Varella):

“Carandiru” é um livro escrito pelo médico brasileiro Drauzio Varella, que narra suas experiências como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. O livro é uma crônica detalhada da vida dentro da prisão, desde as condições precárias até as histórias pessoais dos detentos. Varella descreve os desafios enfrentados pelos presos, as relações sociais dentro da prisão e os momentos de tensão que culminaram no massacre de 1992, no qual 111 detentos foram mortos pelas forças de segurança. Além disso, o autor aborda questões como violência, saúde, drogas e o sistema penitenciário brasileiro. “Carandiru” é uma obra que oferece uma perspectiva única sobre a realidade carcerária no Brasil.

O Dr. Drauzio Varella se tornou uma referência pra mim, não só como médico, mas como uma pessoa comunicadora. Muitos talvez estranhem sua proximidade com os grandes canais de comunicação, algo não muito comum para os médicos, principalmente os mais antigos, mas, se comunicar bem é algo primordial para a nossa atuação médica. Além disso, o livro nos convida a quase sentir na pele o sofrimento dos detentos, e também pacientes, que estavam na casa de detenção Carandiru, trabalhando fortemente nossa sensibilidade e empatia.


Holocausto Brasileiro (Daniela Arbex):

“Holocausto Brasileiro” é um livro da jornalista brasileira Daniela Arbex, que expõe os horrores vividos pelos pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, uma instituição psiquiátrica que funcionou por décadas. Arbex detalha as práticas desumanas, torturas e negligências cometidas contra os internos, muitos dos quais eram pessoas saudáveis ou com transtornos mentais leves. O livro revela o descaso das autoridades e da sociedade em relação aos direitos humanos e à saúde mental, bem como o contexto histórico que permitiu tais atrocidades. “Holocausto Brasileiro” é uma denúncia poderosa que busca lançar luz sobre uma parte obscura da história do Brasil e os abusos cometidos contra os mais vulneráveis.

Eu costumo dizer para os meus colegas que esse livro é um mal necessário. Não é um livro de fácil leitura, chegando a causar uma certa angústia e inquietação ao ler os relatos e absurdos que aconteciam no Hospital Colônia de Barbacena. Se você ler e não se sentir transformado, reflexivo e pensando em como utilizar a história para evitar que tais absurdos continuem acontecendo, recomendo repetir a leitura quantas vezes forem necessárias. Tenho certeza que transformará a sua atuação médica e pessoal depois dessa leitura.


Carta aos estudante de Medicina (Porto):

“Carta aos Estudantes de Medicina”, escrito por Celmo Celeno Porto, é um livro que oferece orientações e conselhos valiosos para os estudantes que estão ingressando no campo da medicina. Porto, um renomado médico e professor, compartilha sua expertise e experiência para orientar os futuros profissionais de saúde em sua jornada acadêmica e profissional. O livro aborda uma variedade de temas relevantes, incluindo ética médica, importância da humanização no cuidado ao paciente, desafios do ambiente hospitalar e como manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. “Carta aos Estudantes de Medicina” é uma leitura inspiradora e informativa que visa preparar os estudantes para os desafios e responsabilidades da prática médica.

O Porto, ou melhor dizendo, Senhor Celmo Celeno Porto, é uma das preciosidades da medicina brasileira. Não há um estudante de medicina que não tenha contato com a sua leitura através dos livros de semiologia, seja o livro conhecido pelo nome do seu autor, Porto (quando na verdade o verdadeiro nome do livro é Semiologia Médica, ou até mesmo o seu resumo, carinhosamente chamado de Portinho. Mas, aqui convido você para uma leitura diferente através da Carta aos estudantes de Medicina. Talvez esse livro mude sua relação com a medicina, com a forma de viver a medicina nos dias de hoje e abra as nossas mentes como uma fonte de inspiração diária.0


A morte é um dia que vale a pena viver (Ana Claudia Quintana Arantes):

“A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver”, escrito por Ana Claudia Quintana Arantes, é um livro que aborda de maneira sensível e profunda a temática da morte e dos cuidados paliativos. Ana Claudia, médica especializada em cuidados paliativos, compartilha suas experiências e reflexões sobre o processo de morrer, oferecendo uma nova perspectiva sobre como encarar esse momento inevitável da vida. O livro destaca a importância de proporcionar conforto físico, emocional e espiritual aos pacientes em fase terminal, bem como o apoio às suas famílias. Além disso, discute questões como qualidade de vida, dignidade e a importância de viver plenamente até o último momento. “A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver” é uma obra que convida os leitores a repensarem suas concepções sobre a morte e a valorizarem cada dia de vida.

Pra vida toda valer a pena viver (Ana Claudia Quintana Arantes):

“Pra vida toda valer a pena viver”, outro título de Ana Claudia Quintana Arantes é um livro que mergulha nas reflexões sobre a finitude da vida e a importância de viver plenamente a cada momento. A autora compartilha suas experiências lidando com pacientes terminais e suas famílias, oferecendo insights sobre como encontrar significado e paz diante da inevitabilidade da morte. Com uma abordagem sensível e compassiva, o livro convida os leitores a repensarem suas perspectivas sobre a vida e a morte, promovendo uma reflexão profunda sobre o que realmente importa em nossas jornadas.

Não podia deixar de recomendar a minha autora favorita dentro do meio médico. Ana Claudia Quintana Arantes é uma daquelas profissionais que inspiram, que transformam o ambiente em que estamos inseridos e que, sem sombra de dúvidas, tornaram meus livros favoritos da vida. Esses dois livros eu recomendo para todos os meus pacientes, colegas, amigos, familiares. Com uma leitura fácil e ao mesmo tempo de uma grande importância, pra mim se tornou um divisor de água em um dos momentos que mais precisei na vida: quando me tornei paciente oncológica, ainda no segundo ano da faculdade.

Eu espero que vocês tenham gostado dessa lista que eu preparei com tanto carinho! Vou adorar ler seus comentários em relação aos livros que recomendei, se já leram ou se estão na sua lista de leitura!

Deixe seu comentário aqui no blog da Contabilizei, um beijo e até a próxima.

Thaís Albuquerque

Foto do autor

Escrito por:

Autor Convidado

Autor convidado pela Contabilizei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra sua empresa com quem é líder no mercado

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada e seus impostos otimizados. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você foca no que importa: seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

Abra sua empresa com quem é líder no mercado