Tecnologia: da curiosidade à criação de pontes

Tecnologia: da curiosidade à criação de pontes

Na celebração de 100 mil clientes da Contabilizei, olhamos para as trajetórias de quem domina a técnica e aprendeu também a lidar com os desafios das constantes mudanças da vida profissional. No mundo da Tecnologia da Informação (TI), essa evolução é constante.

Neste post, convidamos Heverton Assunção para compartilhar como um encontro inesperado com um computador em uma escola pública de Brasília o levou a entender que, na tecnologia e na vida, o segredo não está apenas nos códigos, mas na capacidade de construir pontes. 

“Posso mexer nisso aí?”

A carreira de Heverton começou com uma pergunta simples e uma dose de coragem. Quando ainda estava na escola, ao ver um professor montando um computador, ele não se deixou intimidar pelo desconhecido. “Um dia eu passei em frente a uma sala em que um professor estava montando um computador. Eu nem sabia o que era computador. Fui, na cara de pau, e perguntei: ‘Posso mexer nisso aí?’. Ele respondeu: ‘Pode’.”

A partir daquele momento, Heverton começou a brincar com aquele computador. Essa experiência durou seis meses, até o dia que o professor passou na casa dele para anunciar que ele iria começar a estagiar na Secretaria de Educação do Distrito Federal. A tecnologia o levou para além das fronteiras, permitindo que Heverton tivesse experiências internacionais na Europa e nos Estados Unidos.

Hoje, aos 56 anos, o profissional de TI entende que sua grande virada foi perceber que seu papel ia além da técnica. “Eu passava mais tempo resolvendo conflitos do que problemas técnicos. Descobri que meu dom é criar pontes entre áreas, pessoas e dados”, reflete Heverton.

Mais que um código, uma gestão de mudanças

Trabalhar com TI no Brasil e no exterior trouxe aprendizados que Heverton compartilha como fundamentais para qualquer profissional que deseja empreender ou crescer na carreira.  

Antecipar a mudança

Na tecnologia, os processos, legislações e modelos de trabalho mudam em uma velocidade frenética. O segredo não é se apaixonar por uma ferramenta específica, mas pela capacidade de mudar antes que a onda chegue. “O importante é estar pronto para a mudança, enxergar a onda chegando e se movimentar antes. Eu quero chegar nesse lugar de paz, mas também não quero, porque quando eu chegar, talvez eu fique entediado. É um pouco disso: keep walking, seguir andando, se descobrindo e conectando as pessoas certas”, explica Heverton.

O poder da facilitação

O profissional de TI moderno precisa ser um facilitador. Construir pontes entre pessoas, o que o cliente precisa e o que a tecnologia pode entregar é o que diferencia um executor de um parceiro estratégico. “Num primeiro momento, quando comecei a trabalhar em projetos de vários clientes, em vários contextos, até em vários idiomas, eu percebi uma coisa: eu passava mais tempo resolvendo conflitos do que resolvendo problemas técnicos. E foi aí que eu descobri: o meu perfil é construir pontes entre áreas, entre pessoas, entre dados e entre pessoas que não se falam. Eu descobri que o meu dom é esse: criar pontes. E hoje eu foco nisso.”, afirma Heverton.

O gap da educação financeira 

Um dos pontos mais sensíveis levantados por Heverton é a falta de preparo financeiro. Muitos profissionais de TI atingem altos ganhos rapidamente, mas enfrentam dificuldades por não saberem gerir o próprio dinheiro ou as finanças de suas empresas. “Eu diria que todos os pais e todas as escolas deveriam ensinar, com urgência, educação financeira. Não adianta potência sem controle. Não adianta ter um jovem com muita capacidade, muita energia, mas sem noção de como gerir o próprio dinheiro.”

Empreendendo em TI: a ponte para a tranquilidade financeira 

Heverton é enfático: a escola e a família muitas vezes falham em ensinar educação financeira. Para o profissional de TI que decide abrir seu próprio CNPJ, seja para atuar como PJ, consultor ou dono de software house, esse aprendizado costuma vir através do erro.

A Contabilizei nasceu justamente para ser a ponte que faltava nessa jornada, permitindo que o profissional de tecnologia tenha o controle que Heverton tanto defende:

  • Controle total do CNPJ: para quem lida com dados, ter uma plataforma transparente para gerir impostos e notas fiscais é essencial;
  • Foco no “keep walking”: Heverton acredita em seguir andando e se descobrindo. Com a contabilidade automatizada, você não para sua caminhada para resolver burocracias fiscais;
  • Educação e suporte: assim como o professor que estendeu a mão para Heverton no início, a Contabilizei oferece o suporte necessário para quem está abrindo sua primeira empresa e precisa de clareza financeira.

100 mil pontes para o futuro 

A história do Heverton nos ensina que o sucesso chega quando a nossa fé é maior que o nosso medo. Na Contabilizei, celebramos 100 mil clientes que decidiram ser facilitadores de suas próprias histórias.

Se você trabalha com tecnologia e, como Heverton, acredita que “potência precisa de controle”, saiba que você não precisa aprender educação financeira apenas errando. Você pode contar com parceiros que são referência e entendem o seu modelo de negócio. Para a sua contabilidade, esse parceiro é a Contabilizei. 

Indicada por milhares de clientes nas plataformas de avaliação, somos a empresa vencedora do Prêmio Reclame Aqui de Melhor Contabilidade em 2025. Temos nota 4,7 de 5 no Google My Business e  8,7 de 10 no Reclame Aqui, além de possuirmos o selo RA1000. 

“Por que eu estou com a Contabilizei? Porque ela reduziu meu esforço enquanto contabilidade. E isso é um desafio. Eu me apaixono por empresas que oferecem o menor esforço com a melhor experiência”, afirma Heverton. 

Além da nossa conversa Heverton, entrevistamos mais 5 profissionais para inspirar por meio de suas trajetórias quem está começando o próprio negócio e buscando o sucesso, realizando uma série de posts para celebrar o marco de 100 mil clientes.

Pronto para construir sua ponte para o sucesso? Veja como a Contabilizei ajuda profissionais de TI a gerirem suas empresas com inteligência.

imagem de perfil

Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 100 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra sua empresa com quem é líder no mercado

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada e seus impostos otimizados. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você foca no que importa: seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

Abra sua empresa com quem é líder no mercado