Reforma tributária microempresa: como se preparar?

A Reforma Tributária aprovada em 2023 impactará diretamente as microempresas, exigindo antecipação e estratégia para lidar com as mudanças, inclusive as microempresas optantes pelo Simples Nacional.
A estimativa atual é que a alíquota geral do IVA fique em 28% sobre as operações de compra e venda de mercadorias e serviços. Como nem todos os setores da economia serão beneficiados com uma carga tributária menor, é importante entender como o novo formato de tributação vai interferir nos seus negócios.
As microempresas do regime normal de tributação precisam se antecipar às mudanças, enquanto as do Simples Nacional que atuam no mercado B2B precisarão analisar se este seguirá sendo o regime de tributação mais vantajoso.
Para uma preparação eficiente, recomendamos:
- Análise Financeira Prévia: Realizar análises financeiras para compreender os impactos nos negócios, considerando rentabilidade, preços e estrutura operacional.
- Simulações de Custos: Simular preços de venda e custos, ajustando-os às novas alíquotas e identificando as mudanças nos resultados financeiros.
- Avaliação de Incentivos Fiscais: Avaliar o impacto da perda de incentivos fiscais existentes, antecipando possíveis desafios financeiros.
- Contador Especializado: Contar com um contador especializado para garantir compreensão e conformidade com as novas normas tributárias, além de mensurar o custo de compliance fiscal.
- Estratégias de Transição: Considerar estratégias de transição, especialmente para microempresas no Simples Nacional, como avaliar a possibilidade de recolhimento de CBS e IBS “por fora” ou analisar a migração para o Lucro Presumido.
A Reforma Tributária pode impactar diretamente a sua empresa, e a melhor maneira de se preparar para as mudanças é com conhecimento. Assine nossa newsletter e tenha acesso a uma curadoria com conteúdos exclusivos no seu e-mail.
Ao adotar essas ações com antecedência, as microempresas podem superar possíveis desafios, ajustando-se de forma mais eficaz às mudanças propostas. Faça parte dos mais de 70.000 empreendedores que confiaram à Contabilizei a gestão de seus CNPJs. A Contabilizei está preparada para continuar garantindo a regularidade fiscal e a tributação mais vantajosa para cada negócio.
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Escrito por:
Michel Batista
Especialista em Planejamento Tributário na Contabilizei. Michel Douglas é contador (CRC PR-068061/O), formado em Ciências Contábeis pela SPEI e pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET. Atua há mais de 14 anos na área tributária e, desde 2018, integra o time da Contabilizei, onde já liderou frentes fiscais e societárias e colaborou em áreas estratégicas como Tecnologia, Experiência do Cliente e Branding. Atualmente é responsável pelos estudos e pela implantação da Reforma Tributária na empresa, na frente de Assuntos Regulatórios, contribuindo para a adaptação dos clientes e equipes ao novo modelo tributário nacional. Também é criador de conteúdos educativos sobre contabilidade e tributos, com foco em descomplicar o empreendedorismo no Brasil.