A reforma tributária aprovada representa uma transformação significativa no sistema de impostos brasileiro, visando simplificar sua estrutura e torná-la mais transparente. Diversas mudanças foram implementadas para alcançar esse objetivo, impactando tanto os contribuintes quanto os governos federal, estaduais e municipais.
Principais pontos aprovados na reforma tributária:
- Implementação do IVA Dual: Adoção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, que será aplicado em nível federal, estadual e municipal, garantindo uma tributação não cumulativa ao longo da cadeia de consumo.
- Unificação de Impostos: Substituição de diversos tributos por dois novos impostos do IVA Dual: O IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) que vem substituindo o ICMS e ISS; e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) que substitui o PIS, Cofins e o IPI. A unificação vem simplificando a cobrança e administração dos impostos.
- Fim da Guerra Fiscal: A contribuição de impostos será realizada no local de destino, e não mais no local de origem do bem ou serviço. Essa é uma ação que visa encerrar a guerra fiscal entre estados e municípios, com uma transição gradual ao longo de 50 anos, a partir de 2029.
- Redução de Alíquotas: Redução de alíquotas em 60% e 30% para alguns setores relevantes da economia, visando estimular o crescimento e a competitividade.
- Benefícios Específicos: Alíquota zero para determinados produtos essenciais, como cesta básica nacional, produtos hortícolas, frutas e ovos, além de uma redução de 30% para atividades profissionais regulamentadas.
- Cashback para Consumidores de Baixa Renda: Estabelecimento de um sistema de cashback, que prevê a devolução da CBS e do IBS sobre o consumo para os consumidores de baixa renda, buscando reduzir as desigualdades sociais e promover o consumo inclusivo.
A Reforma Tributária pode impactar diretamente a sua empresa, e a melhor maneira de se preparar para as mudanças é com conhecimento. Assine nossa newsletter e tenha acesso a uma curadoria com conteúdos exclusivos no seu e-mail.
Prepare-se para a transição do sistema tributário e evite impactos negativos e aproveite as oportunidades que a reforma pode proporcionar com a Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do Brasil. Fale com nossos especialistas agora!
Posts Relacionados

Principais dúvidas dos autônomos sobre Reforma Tributária: respondido!

Quais os efeitos da Reforma Tributária para os prestadores de serviços?

Reforma Tributária Simples Nacional: caminhos possíveis para manter a competitividade

Como a Reforma Tributária impacta os pequenos negócios
Calculadora da Reforma Tributária
Quer saber, na prática, como a Reforma afetam seus impostos? Acesse a Calculadora da Reforma Tributária da Contabilizei e descubra como as mudanças vão impactar o dia a dia da sua empresa.
- Compare cenários de impostos antes e depois da reforma
- Veja como as mudanças impactam o seu setor
- Tome decisões estratégicas para o seu negócio
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Michel Batista