Empreendedorismo

Como o empreendedor pode aprender e se desenvolver

Podemos chamar de empreendedor aqueles que são grandes inventores e inovadores. São pessoas que conseguem ver oportunidades em determinadas situações e sabe quando colocá-las em prática. Ademais o desenvolvimento do empreendedor envolve ter uma ideia avançada sobre o negócio, além de ter uma visão holística, ou seja, conseguem enxergar o todo.

Como desenvolver as características de um empreendedor?

As qualidades de um empreendedor podem serem nascer com ele, mas também podem ser desenvolvidas através de estudo e observação. Inicialmente, é importante aprender a conviver com riscos e começar a observar os problemas. Desta forma, é possível começar a visualizar oportunidades de negócios.

O desenvolvimento da criatividade é fundamental para olhar as situações com uma visão mais ampla e ter boas ideias. Além disso, deve-se saber a hora certa para colocar estas ideias em prática.

Crescimento através do desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é uma etapa importante para se tornar empreendedor. Esta é uma atividade que deve ser constante, pois o desenvolvimento pessoal nada mais é do que investir em si mesmo, se capacitar e aprender a lidar com diversas situações. Através do desenvolvimento pessoal, é possível aumentar as capacidades individuais e conseguir realizar as metas profissionais e pessoais.

O desenvolvimento do empreendedor passa pelo desenvolvimento pessoal, pois este abrange diversas áreas de conhecimento, além das diferentes capacidades e diferentes tipos de inteligência. Assim, ser uma pessoa de múltiplos conhecimentos é um diferencial para o empreendedor, pois deste modo, você consegue trabalhar de forma diferente do tradicional. 

desenvolvimento-empreendedor-mesa-trabalho-

1. Busque o autoconhecimento

Nesta etapa, você deve começar a planejar seus objetivos. Por isso, deve-se fazer uma reflexão sobre onde você se encontra hoje e traçar para onde se quer ir e como alcançar estes objetivos esperados. 

O desenvolvimento do empreendedor envolve descobrir os pontos fortes e quais necessitam de melhoria. Para isso, o empreendedor deve vivenciar novas oportunidades e aprender sobre diversas áreas. Desse modo, você consegue se conhecer melhor e começar uma nova etapa para seu desenvolvimento pessoal.

2. Leitura 

Ler livros é uma boa maneira de aumentar sua fonte de conhecimento. Desta forma, você consegue ter acesso a novos conhecimentos, vivências, erros e acertos. Por isso, a leitura de livros é uma etapa importante para o desenvolvimento do empreendedor.

3. Busque novas experiências

Para o desenvolvimento do empreendedor, é importante experimentar novas atividades e sair da zona de conforto. Se você buscar novas experiências, será mais fácil de encontrar uma área na qual você se identifique mais que pode se tornar o foco da sua vida pessoal ou profissional.

4. Faça um planejamento pessoal

Após as etapas de estudo e autoconhecimento, é o momento de começar a traçar metas e objetivos. Depois de colocar as ideias no papel, se torna mais fácil de visualizá-las e de colocar em prática. Assim um bom planejamento pessoal é essencial para o desenvolvimento do empreendedor. 

5. Evite a procrastinação

Quando você realiza um planejamento pessoal, fica mais fácil de visualizar seu principal objetivo. Por isso, evite subestimar o tempo ao realizar uma tarefa. Lembre-se do seu objetivo principal, pois assim, é mais provável que você consiga motivação para realizar as atividades diárias.

6. Investimento pessoal

Invista em seus objetivos através de cursos, treinamentos, palestras, livros e em aprender um novo idioma. Além disso, é importante entender seus pontos fortes e potencializá-los para desenvolver habilidades e competências. Trabalhar os pontos fracos também faz parte do processo de desenvolvimento do empreendedor.

Ademais, o empreendedor pode procurar pessoas de referência na área e ler sobre sua trajetória. Assim, você pode se inspirar nessa trajetória, buscar a formação profissional e entender seus erros, acertos e frustrações ao longo da carreira. 

7. Faça uma rede de contatos

Conheça e se relacione com pessoas das áreas de seu interesse. Assim, você consegue trocar dicas, compartilhar experiências e acelerar seu desenvolvimento pessoal. Você pode participar de fóruns online e páginas de redes sociais sobre os assuntos de seu interesse, desta forma, é possível aprender e dividir sua história com outras pessoas.

desenvolvimento-empreendedor-quadro-branco

Como se tornar expert em um assunto

Adquirir bastante conhecimento sobre um determinado campo valoriza o empreendedor. Ser expert em um assunto pode significar o seu sucesso. Para se tornar expert em um assunto, você pode seguir três passos simples:

1. Descubra suas áreas de interesse

Antes de tudo, analise quais são os assuntos que você está mais próximo de se tornar um especialista. Provavelmente, já devem existir algumas áreas que você está próximo de ser um expert, entretanto, ainda não percebeu isso. Desta forma, você economiza tempo e não precisará escolher algo totalmente novo para aprender.

Depois disso, você precisa ter certeza de que ama essa área e se quer continuar se aperfeiçoando nela. 

2. Foco em um assunto de cada vez

Em cada novo assunto que você quer aprender para se tornar um especialista, será necessário usar toda a sua concentração e tempo em cima dele. Por isso, não divida sua atenção em vários assuntos diferentes, pois assim, você não irá conseguir absorver corretamente todo o conhecimento.

Faça cronogramas com temas mais fáceis que são pré-requisito para outros e, aos poucos, aumente a dificuldade.

3. Prática

Não se torna especialista rapidamente, pois você terá que dedicar tempo de estudo e leitura. Além disso, você terá que aumentar seu repertório sobre cada tema. Depois de tudo isso, chega o momento de colocar tudo em prática. Uma forma importante de fixar o conteúdo é divulgar sua evolução e ensinar outras pessoas.

Educação Formal

A educação, de modo geral, tem a função de preparar o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida. Sendo assim, a educação e algo permanente na vida de todos, como também no desenvolvimento do empreendedor.

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. Logo, a educação formal em um espaço próprio para ocorrer, pois é institucionalizada e prevê conteúdos.

Ademais, a educação formal tem como objetivo o ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados com a função de preparar o individuo para atuar em sociedade como cidadão ativo. Por isso, é uma educação metodicamente organizada, pois segue um currículo, possui divisão por disciplinas, segue regras, leis e divide-se por idade e nível de conhecimento.

Educação informal

É aquela educação em que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, ou seja, na família, no bairro, clube e com os amigos. Logo, a educação informal é carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados . 

Desta forma, a educação informal pode ocorrer em vários espaços e envolve valores e a cultura própria de cada lugar. Seu principal objetivo é socializar os indivíduos e desenvolver hábitos e atitudes. Por essa razão, a educação informal é um processo permanente e não organizado.

desenvolviment-empreendedor-ead-

Como aprender e ter o desenvolvimento do empreendedor

Para se tornar um empreendedor, não basta apenas realizar o sonho de abrir o próprio negócio. O desenvolvimento do empreendedor passa por saber aonde quer chegar e ter visão sobre o seu empreendimento. 

Geralmente, o empreendedor é uma pessoa visionária, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de um negócio ou organização, que intervém no planeja e propõem mudanças. Além disso, o empreendedor tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades. Por ser o grande responsável, em colocar em prática as inovações,métodos e procedimentos que propôs, deverá estimular os envolvidos na
realização das atividades.

Por isso, o desenvolvimento do empreendedor e a capacitação da equipe são fundamentais para alcançar as metas traçadas, pois nada disso poderá ser feito sozinho.

Capacitação da equipe

Devido à falta de mão de obra qualificada, as empresas têm investido cada vez mais na capacitação de funcionários. Entretanto, essa capacitação deve ter objetivos claros e precisos para atingir os objetivos desejados. Há várias formas de realizar o treinamento sem custos como:

  • Rotatividade de funções: realizar rodízio de funcionários em diferentes funções para gerar mais conhecimento na equipe em funções variadas.
  • Palestras de funcionários: os funcionários de maior destaque e experiência podem compartilhar conhecimento com os demais.
  • Grupos de estudo: formação de grupos para debater temas e questões da área de atuação para gerar mais entendimento aos profissionais.
  • Programa de mentores: profissionais experientes podem passar informação e conhecimento aos novatos.
  • Treinamento com parceiros: parceiros da empresa podem realizar treinamentos específicos para os funcionários da empresa parceira.
  • Visitas a empresas parceiras: outra forma de tirar proveito do conhecimento da empresa parceira.

Principais sites para o desenvolvimento do empreendedor

A capacitação por meio de cursos pode ajudar no desenvolvimento do empreendedor. Além disso, é uma forma de se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Por isso, indicamos alguns sites que podem ajudar nesse processo de formação.

EAD Sebrae

O portal EAD Sebrae oferece diversos cursos com foco no desenvolvimento de competências profissionais para atuar na esfera dos negócios. Dentre seus cursos estão Aprender a empreender que é um curso gratuito.

FGV Online

Há cursos que abordam desde gestão de pessoas até análise de dados. A maioria dos cursos são gratuitos e não exigem reuniões presenciais. A plataforma também oferece cursos pagos mais aprofundados que são voltados para empreendedores que estão há mais tempo no mercado.

Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.

Deixe um comentário

avatar