Calculadora Freelancer: Veja quanto cobrar por hora e trabalho

Saiba qual é o valor ideal para sua hora de trabalho, levando em conta os gastos em tecnologia, saúde, impostos e mais! Baixe já.

O que você irá encontrar na planilha:

  • Estrutura de custos essencial, contando com gastos em tecnologia, saúde, impostos e mais!
  • Inclusão do período desejado de férias e seu impacto direto na renda mensal
  • Valor ideal para cobrar por sua hora de trabalho, com o objetivo de atingir a renda necessária

Obrigado por enviar o formulário!

ACESSE A PLANILHA

ACESSAR O MATERIAL

Abra seu CNPJ de forma gratuita

CONHEÇA A CONTABILIZEI

Preencha o formulário para baixar o material




Considerações importantes sobre a calculadora de hora para freelancers

Chegar a um valor ideal para sua hora depende de mais fatores do que uma simples comparação com seus concorrentes.

h

Mais informações sobre cálculo de hora para freelancers

Existem diversos fatores que precisam ser considerados na hora de precificar seu serviço como freelancer. 

O primeiro passo é definir o valor médio da hora de trabalho para o serviço que o autônomo executa. Para ajudar nesta missão, você pode consultar o valor médio de salário para o seu nível experiência, considerando todos os beneficios (vale transporte, alimentação, plano de saúde, férias, 13°, etc) e dividir por 160 horas.

Não esqueça de acrescer os custos para a execução do serviço como deslocamentos, softwares, contratações, impostos e também realizar uma pesquisa de preço no mercado.

Para cobrar por uma consultoria é fundamental saber o valor da hora trabalhada conforme explicamos acima. 

Tendo este cálculo em mãos, você estima o tempo necessário para executar determinado serviço e chegará no preço total do contrato.

Para cobrar por um dia de trabalho como freelancer você precisará calcular o valor de sua hora trabalhada. 

Com este valor em mãos, multiplique por 8 horas, quantidade normalmente utilizada em um dia comercial de trabalho. 

Porém, vale atenção: analise bem a demanda e estabeleça bem os critérios de entrega em contrato para evitar ter que trabalhar mais tempo para entregar o serviço sem poder reajustar o preço.

É muito comum a contratação de freelancers para a execução de etapas ou projetos inteiros em empresas. 

Cobrar por projetos é uma atividade delicada pois podem existir muitos contratempos e mudanças de planos no decorrer do caminho.

O primeiro passo é saber o valor de sua hora de trabalho para que assim possa realizar um valor estimado de contrato. Porém, é importante que em projetos evite se estabelecer valores fechados de contrato.

Entender a necessidade do cliente, detalhar as demandas, levantar os custos e mensurar bem o tempo de execução são fundamentais para garantir um valor justo e lucrativo.

Se você está buscando agregar valor ao seu trabalho e aumentar o valor de sua hora, existem algumas dicas que podem te ajudar. 

A primeira delas é entender exatamente o que o cliente precisa para que possa apresentar uma proposta correta, com a quantidade de horas, custos e recursos necessários para a execução.

É importante que você tenha um portfólio, indicações, cases de sucesso para apresentar aos clientes. Além de mostrar profissionalismo, passa a credibilidade com relação a qualidade esperada pelo cliente.

Mesmo como freelancer, é necessário continuar estudando e se profissionalizando. Quanto mais tempo de mercado, de estudo, cursos e tempo dedicado a sua atividade, maior a qualidade do seu serviço e consequente maior será o valor de sua hora.

Por último, é importante entender o valor de seu trabalho. Além de preço, clientes costumam buscar uma experiência de sucesso e isso agrega valor ao serviço, fazendo com que você possa cobrar mais por sua hora.

Abra sua empresa de graça

Para abrir uma micro ou pequena empresa, é obrigatório ter um contador. Então, escolha o escritório de contabilidade online que vai simplificar a sua rotina: a Contabilizei, o jeito fácil de abrir o seu CNPJ e manter a contabilidade do seu negócio em dia.

Realizamos a emissão do seu CNPJ na Receita Federal e elaboramos o contrato social. A documentação será protocolada na Junta Comercial ou cartório. Em seguida, vamos emitir os alvarás de localização e funcionamento. A última fase é o registro no Simples Nacional, caso você opte por esse regime. Pronto.

Quer saber quanto custa? Nada. Aqui, a abertura de empresa é grátis. Com a Contabilizei, você tem a sua empresa aberta, pronta para começar a emitir notas fiscais e faturar. Comece agora mesmo.

h

Especialistas

+400

Clientes

+20Mil

Cidades Atendidas

+50