Quem faz o Termo de Transferência de contador?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 03/05/24

O Termo de Transferência de Contador deve ser feito pelo contador que está assumindo a responsabilidade contábil da empresa. Para que a transferência do trabalho se concretize, o contador anteriormente contratado deverá fornecer ao novo responsável, os documentos, livros fiscais e arquivos, que estejam em seu poder, em prazo estabelecido em cláusula rescisória do contrato e, caso não esteja determinado, o prazo será de 60 dias.

O que é o Termo de transferência de responsabilidade técnica?

O termo é o documento que oficializa a troca de contador de uma determinada empresa. é um contrato emitido pelo novo contador com anuência do empreendedor e que deve ser recebido pelo antigo contador, Este documento normatiza a troca e a troca de responsabilidade, bem como estabelece os parâmetros para que os documentos, livros e arquivos contábeis sejam fornecidos.

O documento, além de orientar a execução dos processos de migração de contador, tem como objetivo, valorizar a profissão contábil. Com sua instituição, a conduta ética e profissional da classe fica amparada, dando segurança jurídica para quem entrega e para quem recebe os documentos contábeis.

Sabemos que a migração da responsabilidade técnica de CNPJ de um para outro profissional de contabilidade é sempre um momento difícil. A utilização do documento Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica procura harmonizar essa mudança entre as empresas contábeis envolvidas nesse processo, em benefício de todas as partes envolvidas, principalmente o cliente.

O documento precisa ser emitido pelo novo responsável técnico, no mínimo em três vias (ou mais se houver exigência legal). A 3ª via será destinada para o novo responsável técnico que receberá os documentos, a 2ª via para o responsável técnico que entregará os documentos e a 1ª via para a empresa-cliente proprietária dos documentos.

O responsável técnico anterior deverá comunicar ao atual sobre os fatos de que deve tomar conhecimento a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções que vai exercer.

E se existirem omissões e irregularidades nos documentos entregues?

Caso o novo contador encontre erros, atos e omissões referentes ao período anterior de sua competência técnica, portanto de responsabilidade do contador anterior, deverá comunicar à empresa-cliente, por escrito, para que sejam tomadas providências.

Para saber mais…

Posso trocar de contador? Veja Como mudar de contador e migrar sua contabilidade

Guia definitivo para trocar de contador

Contabilidade Digital: O que é? Vantagens e como funciona

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI