Após cancelar o MEI, o empreendedor pode abrir uma nova empresa a qualquer momento, seja novamente como MEI ou em outro formato jurídico. Não existe um prazo mínimo de espera para dar entrada nos documentos do novo negócio.
É importante lembrar que, depois que o CNPJ de Microempreendedor Individual é baixado, não há como reverter a decisão. Por isso, se estiver pensando em encerrar seu MEI, tenha certeza da escolha: o fechamento é definitivo e uma eventual reabertura resultará na criação de um novo CNPJ.
Em alguns casos, o encerramento do MEI ocorre porque o negócio cresceu e ultrapassou os limites dessa categoria, como o de faturamento permitido (de até R$81 mil por ano) ou o de contratação (apenas um funcionário).
Se esse for o seu caso, encare esse momento como o crescimento do negócio e um passo importante na sua trajetória profissional. A Contabilizei é especialista na mudança de MEI para ME (Microempresa) e pode cuidar de todo o processo de desenquadramento de forma gratuita, garantindo que você siga para a próxima fase com tranquilidade. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!
Vale destacar que o MEI está vinculado não apenas ao CNPJ, mas também ao seu CPF. Assim, qualquer débito pendente continuará ativo até que seja negociado e quitado, mesmo após o encerramento da empresa.
Se a sua intenção é fechar a empresa para iniciar um novo negócio, conte com apoio especializado tanto para o encerramento quanto para a abertura da nova empresa. Assim, você mantém sua vida empresarial organizada e livre de pendências.
Continue conosco e saiba mais:
Abrir MEI: Passo a passo de como abrir um MEI
Desenquadramento MEI: O que é? Quais as opções e como fazer?
Atividades MEI 2025: tabela CNAE MEI e atividades permitidas
Esta resposta foi útil para você?

