A resposta é: depende da atividade e do código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
O profissional de marketing pode se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI) apenas em algumas situações e áreas de atuação específicas. Os códigos de atividade para ampla atuação com marketing ou publicidade não são permitidos para o MEI.
Para o profissional de marketing se enquadrar como MEI, é necessário conferir se a atividade que será exercida está na lista de ocupações permitidas pelo MEI. Para o profissional dessa área, é possível se enquadrar em algumas das atividades relacionadas, como:
- Editor de jornais diários e não diários;
- Editor de lista de dados e outras informações;
- Editor de livros;
- Editor de revistas;
- Editor de vídeo;
- Fotógrafo;
- Promotor de eventos;
- Promotor de vendas;
- Instrutor de cursos gerenciais.
Para exemplificar algumas das atividades de ampla atuação no marketing e que NÃO são permitidas no MEI, temos:
- Marketing de propaganda política;
- Serviços de marketing direto;
- Serviços de marketing promocional;
- Assessoria em marketing;
- Consultoria em marketing;
- Serviços de criação de campanhas de publicidade;
- Serviços de merchandising.
As empresas com ampla atuação nas atividades de Marketing devem se registrar como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), contando com maiores oportunidades de negócios no mercado tradicional e digital.
A Contabilizei disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de busca online por atividade, onde você pode consultar o código CNAE da sua atividade e informações como a possibilidade de ser MEI, se é possível economizar em impostos com o cálculo do Fator R e mais.
Continue conosco e saiba mais:
Atividades MEI: tabela CNAE MEI e atividades permitidas
ME (Microempresa): O que é, faturamento e como funciona
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