Dono de empresa pode se aposentar?

Sim, o empresário empreendedor pode se aposentar de acordo com as regras da Previdência Social e da sua contribuição ao longo dos anos. A aposentadoria do empresário, se encaixa ao grupo dos contribuintes individuais, ligados ao Regime Geral de Previdência Social como contribuintes obrigatórios do sistema. Em linhas gerais, a aposentadoria dos empresários tem as mesmas regras dos demais profissionais, com os mesmos requisitos e fórmula de cálculo do valor do benefício.

A relação do empresário com a Previdência Social se diferencia dos demais profissionais pois ele próprio deve administrar e recolher suas próprias contribuições a Previdência. É preciso um planejamento do tempo de contribuição necessário em relação ao tempo que o empresário pretende exercer sua atividade laboral na empresa. 

Dessa forma é bastante recomendável consultar um profissional contábil especializado em previdência para ter todas as informações que garantam a segurança em relação ao tema. A Contabilizei, líder em abertura e contabilidade de empresas em todo o Brasil, dispõe de um time capacitado para atuar de maneira consultiva junto aos empreendedores, garantindo assim, o melhor cenário para o futuro aposentado.

Os empresários têm direito a todas modalidades de aposentadoria previstas na Lei 8.213/91, abaixo você encontra as mais comuns, a saber:

1.Aposentadoria por idade

Requisitos: Com a Reforma, a idade mínima das mulheres (60 anos) subirá de forma gradual para 62 anos, elevando em seis meses a cada ano, até alcançar esse limite, enquanto a idade mínima do homem permanece 65 anos.

2.Aposentadoria por tempo de contribuição

Requisitos: mínimo de 180 contribuições e tempo de contribuição (30 anos mulheres e 35 homens). 

3.Aposentadoria por invalidez

Requisitos: mínimo de 12 contribuições, salvo no caso de doença grave ou acidente de trabalho/doença ocupacional.

 

 Continue com a gente e saiba mais:

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-funciona-o-recolhimento-do-inss-para-pessoa-juridica/

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-pagar-o-inss-por-conta-propria/

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/inss-pro-labore/

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/aposentadoria-para-pj-conheca-as-opcoes-e-saiba-como-se-planejar/

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

CONHECER A CONTABILIZEI