Posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

Juliana Steffano | Assessora Técnica Contábil e de Comunicação |
CRC: PR-076814/O | Atualizado: 01/08/25

Sim, é possível ser CLT e ter um CNPJ ao mesmo tempo, ou seja, é possível quem já tem um CNPJ aberto trabalhar de carteira assinada.

Na legislação atual, não existe nenhuma indicação que proíba o trabalhador formalizado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) de se tornar uma Pessoa Jurídica — e nem o contrário. 

Assim, quem é CLT pode ter CNPJ do tipo MEI, microempresa, empresa de pequeno porte, entre outros

A principal restrição aparece nos casos em que o PJ é sócio ou administrador de outras empresas. Por isso, é fundamental verificar seu contrato de trabalho como CLT e entender se há alguma proibição. Por exemplo: não atuar como PJ e CLT ao mesmo tempo na mesma empresa ou evitar prestar serviços para empresas concorrentes no mesmo setor. 

O que é o empregado CLT?

O empregado CLT é aquele que tem vínculo empregatício com a empresa contratante, ou seja, aquilo que conhecemos como “carteira assinada”

O empregado CLT também conta com todos os direitos e garantias estabelecidos pelas leis trabalhistas, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS, entre outros. 

A CLT é o decreto-lei aprovado no ano de 1943, com o intuito de unificar as leis trabalhistas e legislar sobre direitos e deveres do empregado e empregador. 

Hoje, existem várias modalidades de trabalho previstas pela CLT, dentre elas estão o trabalho intermitente, temporário, por tempo determinado e indeterminado. 

O que é um prestador de serviço PJ?

É chamado de prestador de serviço PJ o profissional que possui um CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

A Pessoa Jurídica (PJ) atua oferecendo serviços como uma empresa. Sendo assim, é considerada prestadora de serviços, recebendo conforme os trabalhos realizados por meio da emissão de nota fiscal.

Diferentemente do empregado CLT, o prestador de serviço PJ não tem salário fixo e nem direitos trabalhistas, como férias e 13º salário. 

Uma das formas de prestar serviços com CNPJ é abrir um MEI (Microempreendedor Individual), um modelo simplificado de empresa. Com o MEI, você recolhe os impostos de forma unificada, com um valor fixo por mês, que varia de R$76,90 a R$81,90. 

Porém, nem todas as atividades profissionais podem ser MEI. Se este for o seu caso, é necessário abrir uma Microempresa (ME). 

Conheça a Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do Brasil e líder em abertura e gestão de CNPJs. Faça como mais de 70 mil clientes e tenha abertura de empresa grátis, além de uma contabilidade completa. 

Continue conosco e saiba mais:

CLT ou PJ: O que vale mais a pena para sua carreira? Diferenças, Vantagens e Desvantagens

Comparativo CLT X PJ

Como transformar salário CLT em PJ?

Contratação PJ: O que é? Como Funciona e Diferenças para CLT

Como ser PJ? Veja como é trabalhar como PJ e se tornar uma pessoa jurídica

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI