O Drex é a versão digital do Real brasileiro, ou seja, é uma moeda digital emitida e regulamentada pelo Banco Central.
A principal diferença entre o Drex e o Real é que o Drex é emitido apenas de forma digital e fica armazenado na Plataforma Drex do Banco Central. Então não existem cédulas ou moedas que podem ser guardadas de forma física, em uma carteira ou no bolso, por exemplo.
Cada Drex tem o mesmo valor do Real, então 1 Drex equivale a exatamente 1 Real. Além disso, ao contrário de outros tipos de moedas, não existe uma cotação que faça o valor do Drex oscilar para mais ou menos. Na prática, isso significa que ambos – tanto o Drex quanto o Real – sempre terão o mesmo valor.
Para usar o Drex, é preciso ter um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Nesse caso, o banco é responsável por transferir o dinheiro para a sua conta na carteira digital do Drex. Com essa carteira digital, é possível fazer transações como pagamentos, investimentos, empréstimos, entre outros, tudo de forma segura e prática.
Vale ressaltar que o intermediário financeiro autorizado não é uma novidade, é uma situação que já acontece com o Real. Por exemplo: quando existe a necessidade de usar dinheiro em espécie, você pode ir ao caixa eletrônico do banco e fazer um saque, sem a necessidade de se comunicar com o Banco Central. Da mesma forma, quando é preciso pagar uma conta ou acessar um empréstimo, é possível fazer isso com o app do banco.
No caso do Drex também será assim, com o auxílio e intermédio de bancos e instituições financeiras para administrar e manusear os valores.
Uma das grandes novidades do Drex é que ele promete trazer vantagens e benefícios como rapidez nas transações, mais segurança, diminuição das chances de fraudes e golpes, conversão automática para reais e até mesmo garantia de crédito.
Uma curiosidade é que o nome “Drex” foi idealizado para traduzir os principais atributos dessa moeda:
- D – Digital: faz alusão ao formato da moeda, que é 100% digital;
- R – Real: uma vez que o Drex é o Real, a moeda brasileira oficial, mas em formato digital;
- E – Eletrônico: faz alusão ao sistema eletrônico em que a moeda digital funcionará;
- X – Conexão: representa a ideia de conexão associada à toda tecnologia usada para viabilizar o Drex.
Qual a diferença entre Drex e Pix?
O Drex é uma moeda 100% digital que equivale ao Real. Já o Pix é um meio de pagamento instantâneo, que permite a transferência de valores de uma conta para outra de forma imediata.
Assim, o Pix é a transação enquanto o Drex é a moeda. Inclusive, o Drex também será usado no Pix para fazer pagamentos e transferências.
Também é importante ressaltar que o Drex não vai substituir o Pix e nem o dinheiro impresso. O objetivo do Drex é modernizar as transações financeiras no Brasil, trazendo mais rapidez, eficiência e segurança para os usuários.
O Drex começa em 2026?
Por enquanto, a previsão é que o Drex seja lançado em 2026, mas ainda não há uma data específica. Atualmente, a moeda digital está em fase de testes em um ambiente mais restrito e controlado, o chamado Piloto Drex.
Esta resposta foi útil para você?