A guia complementar do INSS MEI refere-se a um valor extra que pode ser pago para garantir ao Microempreendedor Individual os mesmos direitos previdenciários que os demais segurados. Esse pagamento pode ser feito por meio do carnê físico do INSS, que você pode adquirir na papelaria mais próxima da sua residência.
Uma das vantagens para o MEI é contribuir com apenas 5% do salário mínimo para o INSS (o que representa R$75,90 em 2025), independentemente do faturamento da empresa. Com isso, o microempreendedor tem acesso à maioria dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No entanto, essa contribuição reduzida impõe algumas restrições, como a impossibilidade de utilizar esses pagamentos para se aposentar por tempo de contribuição, além de limitar o valor dos benefícios ao salário mínimo vigente. Para ter direito à aposentadoria por idade e ainda aumentar o valor desse benefício e de outros oferecidos pelo INSS, o MEI pode complementar sua contribuição mensal.
Para preencher a guia de forma manual e efetuar o pagamento, são necessárias as seguintes informações:
- Nome completo;
- Data de vencimento – até o dia 15 do mês seguinte ao da contribuição;
- Código de Pagamento – 1910 – MEI – Mensal – Complementação 15% (para plano normal);
- Mês da contribuição;
- Número do NIT/PIS/PASEP;
- 15% do salário mínimo – R$227,70 em 2025.
O carnê físico para preenchimento pode ser adquirido em papelarias. Caso prefira pelo pagamento em uma rede bancária credenciada, é importante verificar com o banco quais são os procedimentos e informações necessárias para realizar o pagamento corretamente.
Vale lembrar que há bancos onde o pagamento deste tipo de guia não pode ser feito de forma online, portanto, é recomendado que o mesmo seja pago em uma casa lotérica.
Para quem deseja receber um valor maior de aposentadoria, é fundamental analisar o histórico de contribuições e as regras de cada modalidade, seja para aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
É importante destacar também que nem sempre a contribuição adicional por meio da guia complementar de INSS resultará em uma aposentadoria com valor maior ou em um tempo de contribuição reduzido. Por isso, é recomendável buscar orientação especializada antes de tomar qualquer decisão, evitando assim custos desnecessários.
Se você precisa realizar o desenquadramento do MEI, isso indica que sua empresa está crescendo. Aproveite esse momento para dar o próximo passo na sua carreira e aumentar seus lucros, enquanto nós cuidamos de todo o processo de desenquadramento sem custos. Converse com um dos nossos especialistas e deixe tudo por nossa conta!
Conte conosco e saiba mais:
Aposentadoria do MEI: Como funciona, qual o valor e como pagar INSS complementar
Como pagar o INSS por conta própria? Passo a passo
INSS Autônomo: como pagar, benefícios, tabelas e valores
Tabela INSS 2025 (com dedução): alíquotas e faixas de contribuição
Esta resposta foi útil para você?

