A calculadora PJ x CLT é uma ferramenta que compara de forma simples os impostos, benefícios e contribuições de cada regime, ajudando você a entender quanto precisaria ganhar como PJ para manter os ganhos equilibrados. Além disso, a ferramenta também calcula o salário líquido em cada regime, mostrando claramente as diferenças e ajudando você a tomar decisões financeiras mais assertivas.
Calculando...
Preencha as informações abaixo com seus dados CLT:
Para calcular o salário PJ é necessário entender primeiro como calcular o seu salário líquido CLT, somando os benefícios típicos dessa modalidade. O cálculo do salário CLT envolve os seguintes passos:
A principal diferença entre CLT e PJ é que no regime CLT você tem benefícios trabalhistas oferecidos pela empresa, porém, o salário líquido é menor, pois há descontos fixos de IRRF e INSS. Já no regime PJ, você recebe um salário líquido maior, mas não possui benefícios além do que foi acordado em contrato, além de ser responsável por pagar os próprios impostos.
PJ
No regime PJ (pessoa jurídica), o trabalhador firma um contrato de prestação de serviços com a empresa, sem vínculo empregatício formal. As características deste modelo incluem:
Remuneração sem descontos: o salário é pago integralmente, mas o PJ é responsável por pagar seus próprios impostos, que variam conforme o porte da empresa, faturamento e atividade exercida. Por exemplo: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Direitos trabalhistas: o PJ não possui os benefícios trabalhistas garantidos pela CLT, como férias, 13º salário ou FGTS, a menos que sejam acordados de forma contratual.
Flexibilidade de horário: O PJ pode estipular sua própria agenda de trabalho, desde que cumpra as obrigações acordadas com o contratante.
Maior liberdade: O PJ pode prestar serviços para diversos empregadores ao mesmo tempo, sem a limitação de um vínculo exclusivo.
CLT
Na contratação CLT, o vínculo empregatício é formalizado com a assinatura na carteira de trabalho, garantindo ao empregado diversos benefícios trabalhistas como:
Férias, 13º salário, FGTS, vale-transporte e vale-refeição (dependendo do contrato).
O salário de um empregado CLT já sofre descontos obrigatórios, como o INSS e o Imposto de Renda (IRRF), o que reduz o valor líquido recebido mensalmente.
O empregado CLT precisa cumprir a jornada de trabalho estabelecida por lei.
O regime CLT oferece mais segurança e direitos trabalhistas, mas a remuneração líquida é afetada pelos descontos obrigatórios e pela limitação de flexibilidade.
Outras informações importantes
A contratação PJ é bem diferente da contratação CLT, pois não há vínculo empregatício formal e as obrigações trabalhistas são distintas. Veja como funciona:
A contratação CLT segue uma série de normas celetistas e envolve um processo mais formal, com custos e obrigações tanto para o empregado quanto para o empregador. Veja os principais pontos:
As principais obrigações de quem trabalha como PJ são:
As principais obrigações de quem trabalha como CLT são:
Os principais direitos de quem atua como PJ são:
Os principais direitos de quem atua como CLT são:
Cadastre-se agora e baixe nosso e-book!
Confira o que você encontrará nele:
Cálculo, alíquotas e legislação do regime CLT