Qual a alíquota de retenção de ISS para Simples Nacional?

Nilcéia Domingues | Assessora Técnica Contábil |
CRC: PR-061240/O | Atualizado: 01/08/25

A alíquota de retenção de ISS para empresas do Simples Nacional pode ser inferior a 2%, especialmente para aquelas situadas nas faixas iniciais de receita dos Anexos deste regime, embora o valor efetivo dependa da atividade e da legislação municipal.

O Imposto Sobre Serviços (ISS) é de competência municipal e incide sobre a prestação de serviços de qualquer natureza

As regras de cobrança podem variar de acordo com a legislação de cada município, mas seguem, em geral, as diretrizes da Lei Complementar nº 116/2003, que estabelece uma alíquota mínima de 2% e máxima de 5% para o imposto.

No entanto, empresas optantes pelo Simples Nacional seguem uma regra diferenciada prevista na Lei Complementar nº 123/2006. 

No Simples Nacional, o ISS é calculado como parte da alíquota global do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), o que pode resultar em uma alíquota efetiva inferior a 2%, especialmente nas faixas iniciais de receita.

A retenção do ISS é, em regra, responsabilidade do tomador do serviço, ou seja, da pessoa ou empresa que contrata o prestador. 

Quando a legislação municipal exige a retenção, o tomador deve reter o valor do ISS no momento do pagamento e recolhê-lo diretamente à prefeitura ou ao órgão municipal competente.

O prestador de serviços deve indicar na nota fiscal o valor do ISS retido, mas não é o responsável por seu recolhimento. Além disso, ao fazer a apuração mensal do Simples Nacional, é necessário informar no sistema que houve retenção de ISS, para que o valor correspondente seja descontado da guia DAS.

Vale destacar que profissionais liberais ou autônomos também estão sujeitos ao ISS e, em muitos casos, devem emitir Notas Fiscais Avulsas para registrar e recolher o imposto devido ao Município ou ao Distrito Federal.

Nestes casos, a abertura de uma empresa pode ser uma alternativa interessante para formalizar a atividade, garantir mais segurança jurídica e, em certos cenários, até reduzir a carga tributária.

Se esse é o seu caso, conte com a Contabilizei para entender qual é o melhor caminho para o seu perfil. Nós te ajudamos a comparar os regimes, abrir sua empresa e cuidar da sua contabilidade com praticidade, segurança e economia.

Continue com a gente e saiba mais:

O que é ISS, como calcular esse imposto e quem precisa pagar?

Quais são os impostos federais, estaduais e municipais?

Tabela Simples Nacional 2025 completa | Anexos e Alíquotas

Sonegação de impostos: o que é, quais os tipos e como denunciar

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI