Calculadora do Receita Saúde para Pessoa Física
Faça o cálculo e descubra o quanto você pode economizar em impostos do Receita Saúde ao abrir empresa e emitir notas fiscais com um CNPJ.

Atenção: o Receita Saúde é destinado apenas a profissionais da saúde que atuam como pessoa física. Se você é PJ, esta ferramenta não se aplica. Recomendamos consultar um de nossos especialistas para entender como declarar corretamente.
Ao clicar em "Calcular", você está ciente e concorda com a nossa Política de Privacidade , Política de Cookies e nossos Termos de Uso. Para saber mais sobre os critérios utilizados nos cálculos, clique aqui.
O que é Receita Saúde?
Quem é obrigado a emitir o Receita Saúde?
O Receita Saúde é obrigatório para os seguintes profissionais: médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, desde que atuem como pessoa física e tenham o registro ativo em seus respectivos Conselhos de Classe.
Quando emitir o Receita Saúde?
O recibo digital Receita Saúde deve ser emitido na data de pagamento da prestação do serviço em questão — e, no caso de pagamentos parcelados, cada parcela deve ter seu próprio recibo.
Como emitir os recibos no Receita Saúde? Passo a passo
Entenda as diferenças entre ser autônomo e ter um CNPJ
A Calculadora do Receita Saúde faz uma simulação comparando a atuação como autônomo (pessoa física) e com CNPJ (pessoa jurídica), mostrando o quanto você pode economizar em impostos.
Mas, atenção: essa simulação não substitui o Recibo Eletrônico de Prestação de Serviços de Saúde, obrigatório a partir de 2025 para profissionais da saúde que atuam como pessoa física, conforme determinação da Receita Federal.
Deveres como profissional autônomo (pessoa física)
Se você trabalha como autônomo, sem CNPJ, é responsável pelo pagamento dos seus próprios impostos. A pessoa física que contrata seus serviços não é obrigada a reter nem recolher os tributos por você.
Neste cenário, os impostos que você precisa pagar são:
INSS
Pago por meio da Guia da Previdência Social (GPS). Garante benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
Imposto de Renda (IRPF)
Apurado mensalmente pelo carnê-leão, no site da Receita Federal. Incide sobre o valor recebido, de acordo com as alíquotas do IR.
ISS (Imposto Sobre Serviços)
Pode ser exigido pela prefeitura da sua cidade. É pago diretamente ao município, se aplicável à sua atividade.
E se você tiver um CNPJ?
Com um CNPJ, você reduz a carga tributária e simplifica o pagamento de impostos, especialmente no Simples Nacional, onde tudo é recolhido por meio da guia DAS.
Além disso, pode emitir notas fiscais e aproveitar vantagens exclusivas para pessoa jurídica, como linhas de crédito especiais, planos de saúde empresariais e outros benefícios que impulsionam o crescimento do seu negócio.
Tenha uma assessoria contábil sem custo com as nossas contadoras
Tenha uma assessoria contábil grátis com nossas contadoras
Saiba se você realmente precisa de um CNPJ.
Entenda as obrigações fiscais de uma empresa.
Descubra como economizar impostos.
Veja quanto você pode ganhar a mais com um CNPJ.
Obtenha informações contábeis relevantes para tomar decisões mais seguras.
