A abertura de empresa é uma das principais etapas para ter um negócio de sucesso. Basta seguir este passo a passo:
1. Definir o tipo de empresa: Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
2. Escolher a natureza jurídica: definir se você terá sócios e se o seu patrimônio pessoal será protegido ou não. As opções de natureza jurídica são:
- EI (Empresário Individual): empresa de um único sócio. O patrimônio pessoal fica comprometido em caso de dívidas da empresa;
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): empresa de um único sócio. O patrimônio pessoal não é comprometido em caso de dívidas da empresa;
- LTDA (Sociedade Limitada): empresa de dois ou mais sócios. O patrimônio de cada sócio é protegido e limitado ao investimento na empresa.
3. Definir as atividades (código CNAE): a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é uma lista de códigos que descrevem o que sua empresa faz. É preciso escolher uma atividade principal e, se for o caso, as atividades secundárias.
4. Escolher o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O regime tributário estabelece as regras para a apuração e cálculo dos impostos de uma empresa.
5. Iniciar o processo de registro: esta etapa envolve fatores como a Consulta de Viabilidade (conferir se o nome e o endereço escolhidos para a empresa podem ser usados), separação de documentos, registro do CNPJ nos órgãos competentes e o pagamento de taxas.
6. Obter licenças e alvarás de funcionamento: por fim, é necessário obter as licenças e alvarás conforme o tipo de empresa e atividades exercidas. Por exemplo: Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, licenças da Vigilância Sanitária ou Corpo de Bombeiros, entre outros.
Para fazer com que todo esse processo de abertura de empresa seja mais simples, basta contar com o auxílio de um contador de confiança. A Contabilizei, por exemplo, é líder e especialista em abertura de empresas no Brasil, e faz todo esse processo de forma gratuita.