Gestão e Negócios

Produtividade dos corretores de seguro: Saiba o que é e como ser totalmente produtivo no trabalho

22 jun 2020

A produtividade no trabalho significa produzir uma quantidade maior de um serviço ou produto, mas usando uma quantidade menor de recursos e, ainda assim, manter o nível de qualidade do serviço ou produto. Já a produtividade dos corretores de seguro inclui sempre oferecer um bom atendimento ao cliente, além de conhecer seu perfil para fornecer o produto ou serviço correto a ele. Para saber a verdadeira produtividade dos corretores de seguro, deve-se também avaliar os indicadores de qualidade, de estratégia, de lucratividade e de capacidade. Finalmente, outra forma de atingir a produtividade no trabalho é através de uma agenda diária, semanal, mensal ou anual para sempre manter a organização e o foco.

O mercado de seguros no Brasil se tornou um dos maiores do mundo, tendo já faturado, apenas no ano passado, centenas de bilhões de reais. E não é de se surpreender – o corretor de seguros é um profissional importante e essencial, cuja especialidade é avaliar os riscos e oportunidades dos clientes de forma a ajudá-lo a longo prazo.

No entanto, durante a nova pandemia do coronavírus que vem afetando o mundo inteiro, vários profissionais de diferentes áreas não tiveram opção e passaram a trabalhar de casa sob o regime de home office. Mas, no caso dos corretores de seguro, essa nem sempre é a melhor alternativa, uma vez que esses especialistas exercem muito trabalho de campo.

Mas é, sim, totalmente possível realizar todo esse trabalho de um corretor de seguro através do home office e ainda ser 100% produtivo. E para saber como fazê-lo, nós reunimos algumas dicas e informações que resultarão na produtividade dos corretores de seguro. Confira!

Produtividade dos corretores de seguro

Antes de saber como atingir produtividade no setor de seguros, é importante entender primeiro o que é a produtividade no trabalho, independentemente do segmento.

Portanto, a produtividade no trabalho significa produzir uma quantidade maior de determinado produto ou serviço usando uma quantidade menor de recursos, mas ainda mantendo o nível de qualidade desse serviço ou produto. Ou seja, é basicamente fazer mais com menos e ainda assim atingir uma boa qualidade para manter o cliente satisfeito.

Já para essa área de seguros especificamente, a produtividade dos corretores de seguro é crucial tanto para a empresa quanto para esses especialistas se manterem relevantes em um mercado tão competitivo. E a forma em que o corretor de seguros atinge a produtividade, diferentemente de outras áreas profissionais, não é necessariamente usando menos recursos para produzir mais e, sim, transformando negociações e oportunidades em negócios enquanto oferece sempre um ótimo serviço ao cliente.

Para isso, é importante conhecer o perfil de seu cliente, atraí-lo com o produto correto para ele, montar um processo de venda e de negociação e estabelecer um ótimo atendimento ao cliente, além de, é claro, sempre manter a equipe de vendas motivada.

Como saber se estou sendo produtivo?

Mesmo tomando todas as medidas para atingir total produtividade no trabalho, seja através dos números de vendas, do planejamento, de pesquisas sobre os seguros e o perfil do cliente, ou do atendimento de qualidade, entre tantas outras formas de ser produtivo, como saber se, de fato, o corretor de seguro está sendo produtivo?

Para calcular a produtividade dos corretores de seguro, existem alguns indicadores que poderão ajudar a mostrar o verdadeiro resultado. São eles:

Indicadores de qualidade

Assim como já mencionamos acima, um bom atendimento ao cliente é de extrema importância, pois é através das pesquisas de satisfação que sabe-se se a empresa atingiu bons indicadores de qualidade em seus produtos e serviços e, se sim, é o que a manterá competitiva nesse mercado.

Indicadores de estratégia

O conceito desse indicador é bem simples: saber se as estratégias estipuladas pela corretora ou pelos corretores de seguro estão sendo bem sucedidas e trazendo os resultados desejados. Caso não estejam, os indicadores de estratégia irão mostrar isso e, então, deverão ser devidamente alterados e ajustados para que seja possível chegar ao resultado final com êxito.

Indicadores de lucratividade

Os indicadores de lucratividade são parecidos com a margem de lucro ideal de uma empresa. E, assim como a margem de lucro, que leva em conta todas as despesas fixas e variáveis do negócio para calcular e descobrir o quanto “sobra”, ou seja, o lucro, os indicadores de estratégia também usam dos mesmos métodos para saber a verdadeira situação financeira da corretora.

Após fazer os cálculos, que incluem gastos fixos e variáveis, número de vendas e investimentos, deve-se chegar a uma porcentagem que mostrará quanto a empresa faturou. Se esse percentual for positivo, quer dizer que o negócio cobriu todos os gastos e ainda obteve lucro.

Indicadores de capacidade

Finalmente, os indicadores de capacidade tem como propósito medirem a capacidade que tanto a empresa quanto seus corretores conseguem atingir, como um número X de vendas por dia ou por uma determinada quantidade de horas. Por exemplo, se um corretor faz três vendas por dia ou dentro de 6 horas, esse será o indicador de capacidade que cada corretor deve atingir para a empresa.

Portanto, é através desses indicadores, de uma forma simples e eficiente, que a empresa poderá avaliar e saber realmente se está havendo produtividade dos corretores de seguro no trabalho.

Ferramentas para ajudar na produtividade dos corretores de seguro

Manter seu trabalho sempre em dia e em ordem pode ser um tanto cansativo, e ainda mais com a situação atual em que nos encontramos durante esses tempos de pandemia, onde os trabalhos estão sendo realizados sob regime de home office, manter-se organizado e focado pode ser mais complicado ainda, mas é também muito mais necessário do que nunca.

Para isso, é altamente aconselhável investir em certas ferramentas que ajudam não só a manter, mas também aumentar a produtividade no trabalho, como uma agenda diária, semanal, mensal ou anual. Desta forma, você pode criar uma lista de suas tarefas para aquele dia, semana ou mês (como preferir), além de estabelecer metas, fazer planejamentos e gerir melhor o seu tempo, o que irá, consequentemente, aumentar sua produtividade.

Há também outras ferramentas que você pode utilizar em seu celular ou computador tanto para sua própria conveniência quanto para facilitar a organização e aumentar sua produtividade, com aplicativos como Google Agenda, Pomodoro Timer (ou Pomodroido) e Quiver.
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Contabilizei

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