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O que aprendemos com as mais de 400 franquias atendidas pela Contabilizei

Atualizado em 26 ago 2020

A fórmula para o sucesso de um negócio ainda não foi descoberta, e no mercado de franquias essa realidade não é diferente. Apesar de não existir uma receita decisiva, há diversas práticas utilizadas por unidades vencedoras que podem contribuir para a prosperidade de um negócio no universo do franchising. A Contabilizei, que hoje atende mais de 400 franquias em todo o Brasil, unidades estas que representam cerca de 90 marcas, compartilha neste post 5 dicas muito importantes para a gestão do seu negócio em franquias. Em “O que Aprendemos com 400 Franquias Atendidas pela Contabilizei” estão as práticas comuns dos empreendedores de sucesso com os quais nos relacionamos. E são dicas objetivas e diretas, que podem ser o início para a reflexão e atuação nos temas levantados.

São muitas as áreas dentro de uma franquia que merecem atenção e que são vitais para garantir o sucesso do seu negócio. Desde dominar e gerenciar o caixa, como formar os vendedores e como contratar as pessoas certas, como controlar seu estoque e até a escolha de parceiros estratégicos se mostram como fatores críticos de sucesso e que podem definir o futuro da empresa.

Por isso, vamos contar aqui 5 dicas do que aprendemos com as 400 Franquias atendidas pela Contabilizei, práticas em comum de clientes da Contabilizei e que são franqueados de diferentes marcas, os quais superaram alguns desafios importantes na sua jornada e que hoje trilham um trajetória de sucesso. Confira!

Tenha domínio total sobre seu fluxo de caixa

Apesar de ser um ponto comum entre qualquer tipo e tamanho de negócio, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a falta de capital de giro é um dos principais motivos de fechamento de franquias entre seus associados.

Um de nossos clientes, franqueado de uma rede de restaurantes, utiliza uma lógica simples e muito eficaz para se manter sempre protegido de qualquer imprevisto. Veja abaixo o que ele compartilhou conosco:

  • Tenha uma reserva de emergência de três ou quatro meses que é projetada de acordo com o saldo de todas as entradas e saídas dos últimos meses. Aqui ele considera também eventuais saídas futuras já programadas (como pagamento de aluguel, por exemplo);
  • Considere os royalties como uma despesa variável importante (por royalties entende-se como a remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado);
  • Busque o melhor custo de capital para financiar a sua franquia: todo o plano de negócio para a abertura de sua empresa é direcionado, geralmente, pelo franqueador ao qual você está se associando/vinculando. Porém, tenha seu estudo próprio, o que pode sugerir mais ou menos necessidade de capital de giro. Isso vai te levar à necessidade ou não de captar mais dinheiro no mercado para seu financiamento, o que precisa ser feito na melhor relação custo/benefício;
  • Negocie bem os prazos e faça uma boa gestão desse item: um dos segredos dos varejistas de sucesso é reduzir o prazo de recebimento e maximizar o prazo de pagamento. Parece uma equação óbvia, mas quando se lida com diversos fatores externos, todo controle e gestão no detalhe torna-se crucial;
  • Registre tudo que entra e tudo que sai;
  • Controle todo seu financeiro através de um software de gestão, preferencialmente ou Excel.

Segundo o franqueado, a má experiência em momentos de sazonalidade fez com que a preocupação fosse crescente. Hoje ele se sente muito mais preparado e seguro para o dia-a-dia.

Seja um bom vendedor e forme uma boa equipe de vendas

Uma das grandes armadilhas que ouvimos empreendedores franqueados caindo é a falsa ilusão de que sua responsabilidade principal é cuidar do dinheiro da loja e resolver os problemas do dia-a-dia, principalmente os burocráticos.

Segundo uma franqueada de uma grande rede de lojas de chocolate, cliente da Contabilizei com quatro lojas da mesma rede, mais de 50% do seu tempo ou de seus gerentes é alocado para tratar assuntos relacionados a vendas. 

Ela se envolve pessoalmente na contratação de novos vendedores, faz questão de estar no salão de vendas, atende os clientes, capacita e acompanha os vendedores. Somente assim consegue acompanhar o ritmo do atendimento e entender melhor como está o seu atendimento.

“A prioridade número um do meu negócio é vender. Com números bons de vendas temos a capacidade de investir no time, aumentando sua satisfação e como consequência tenho clientes melhor atendidos e mais satisfeitos. É um círculo virtuoso”.

“Seus principais clientes são os seus colaboradores. Olhe antes para os seus colegas de trabalho e depois para os seus consumidores.” (Ian Hutchinson)

Conheça sobre impostos

O tema impostos é bem abrangente, mas primordial quando o foco é estar em dia com as responsabilidades da sua franquia. A saúde da sua empresa depende deste assunto.

Um de nossos clientes, franqueado de uma rede de educação profissionalizante, explica que  ao longo do tempo, o assunto tributação ficou cada vez mais presente no seu dia-a-dia e, por isso, a necessidade de entender a fundo o tema.

“No começo você se preocupa pouco com isso, mas depois de se surpreender algumas vezes, naturalmente precisei me inteirar mais sobre o assunto e hoje, apesar de não saber tudo, consigo entender os pontos mais importantes e discutir com vocês (Contabilizei) os pontos que ainda não estão claros.”

Ele sugere que você entenda no detalhe as regras do seu regime tributário (Simples Nacional ou Lucro Presumido, que são os mais comuns), NCMs dos produtos que você comercializa, as regras e procedimentos da substituição tributária e, de preferência, que tenha na sua contabilidade alguém que entenda do mercado do mundo de franquias (e se possível que já atende outras franquias da sua rede). 

É comum se encontrar no mercado empresas que pagam mais impostos do que precisam, e aqueles que até pagam menos do que deveriam, o que os coloca em risco iminente de punições futuras. Aqui na Contabilizei somos especialistas nestas regras e conhecemos a fundo o mundo e a particularidade de cada rede de franquias, dos mais diferentes segmentos, o que facilita nosso suporte ao seu negócio. A Contabilizei tem o melhor direcionamento para a tributação no seu negócio.

Gerencie o seu estoque com qualidade

Não é muito difícil encontrar empreendedores que já enfrentaram a má experiência de ter um estoque com baixo giro.

Nosso cliente, franqueado de uma rede de petshops com 4 lojas, conta que descobriu da pior maneira a importância de cuidar do seu estoque e principalmente, saber o que e quando comprar uma mercadoria.

“Não foi uma, nem duas, nem três vezes que eu me vi comprando um mix de produtos que ficou preso no meu estoque. Lembro de um tipo de produto em específico que ficou mais de seis meses parado e quando finalmente vendi, acabei caindo na armadilha de comprar novamente o produto na esperança de vender. E lá se foram mais seis meses com produto parado. Por outro lado, já vivi situações nas quais evitei a compra por subestimar o potencial de venda de determinado item, e perdi o momento chave para faturar mais.”

Ele conta que utiliza um controle próprio para saber o que comprar, e para isso avalia os seguintes prontos em cada produto:

  • Sazonalidade: alguns produtos tendem a ter melhor desempenho em um período específico, por isso é importante ter essa visão para se preparar antes. Entende-se que, para ter essa visão clara, ter o histórico do sua própria performance, ou buscar referências do seu negócio (caso não tenha essa histórico), é essencial;
  • Procure conhecer o mix de produtos das outras unidades, mas entenda que na maior parte das situações a sua loja terá um mix único, peculiar à sua realidade. Para isso, é preciso conhecer o perfil do consumidor que você atende e o perfil da região geográfica e do ecossistema no qual está localizado;
  • Entenda o que faz um produto performar e outros não. O importante não é somente ter o produto. Ele precisa estar bem exposto, sinalizado, contando uma história e conectado com a experiência de compra do cliente. Saber a melhor maneira de expor seu produto é fundamental para vender mais;
  • Ruptura: jamais deixe faltar em estoque seus produtos com maior giro. Para tanto, é preciso conhecer o negócio e acompanhar a previsão de vendas, bem como a oscilação do volume por categoria;
  • Margem: a margem do seu negócio é construída pela margem de todas as categorias e segmentos que comercializa, que por sua vez é construída pela margem individual de cada produto específico. Ter conhecimento detalhado e sistematizado desses itens é fundamental para o sucesso de margem do seu negócio; 
  • Orçamento planejado para investimento em estoque: estudar a projeção de vendas, a sazonalidade (abordado acima) e o capital disponível para investimento mensal são decisivos para não se errar nesse aporte. O chamado overbought (estar acima do volume de compras ideal) pode comprometer a saúde financeiro. Sendo assim, esse budget estratégico precisa se converter em um OPEN TO BUY, ou seja, precisa criar janelas e saldos disponíveis (que são FINITOS) para se comprar.

Saiba escolher bem seus parceiros

Apesar de ser um assunto recorrente nas rodas de conversa sobre negócios de empresas de todos os mercados e tamanhos, ainda é possível notar uma falta de prioridade quando o assunto é escolher um parceiro/fornecedor para o negócio.

Os parceiros em uma franquia, seja ela de qual segmento for, vai desde um parceiro de tecnologia, um transportador e até um contador.

Na Contabilizei é comum nos depararmos com novos clientes do mercado de franquias que trazem na sua história uma série de desencontros quando o assunto é contabilidade. O mais comum dos ruídos é a percepção da falta de entendimento de funcionamento e legislação que cobre o mercado de franquias.

Nosso cliente, que é franqueado da maior rede de academias do Brasil, conta como fez essa escolha e como faz até hoje para selecionar um parceiro para o seu negócio:

  • Procurar sempre quem tem familiaridade ou com a sua rede ou com o mercado de franquias, seja qual serviço/produto for;
  • Sempre considerar o longo prazo em uma negociação. Em geral os parceiros acompanham o negócio durante anos, por isso é errado pensar só no primeiro momento da negociação;
  • Entender os fornecedores como parceiros de negócios que necessitam também de ajuda e tempo para entender o seu dia-a-dia e o papel dele no seu negócio.
Contabilidade digital é com a Contabilizei

Uma boa gestão da sua unidade, que leve ao sucesso absoluto de sua franquia, vai além destes pontos, obviamente. Mas, nós aqui da Contabilizei, depois de atender mais de 90 marcas e estar presente no dia-a-dia de centenas de franquias, podemos apontar esses cinco pontos como fundamentais para o sucesso dos franqueados, independente do seu local de atuação, de sua marca ou produto/serviço.

Há mais de um ano criamos uma divisão específica para atender franquias. As práticas que aprendemos com as franquias atendidas nos indicam o caminho certo. Somos parceiros de grandes marcas, como  Mundo Verde e Spoleto, além de sermos marca associada e recomendada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Unimos nosso conhecimento de mais de 10 mil clientes atendidos no país e de mais de 80 contadores para trazer esse benefício também para o mercado de franquias. Venha conhecer o que a Contabilizei tem para oferecer para sua franquia!

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A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

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