Gestão e Negócios

Estratégias de gestão empresarial neste momento de crise

18 jun 2020

Todos foram pegos de surpresa com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, tanto as empresas como a população. Porém, os donos dos pequenos negócios é quem tem mais sofrido com esta pandemia, já que os estabelecimentos seguem fechados devido ao isolamento social.

E, sabemos que com o fechamento das lojas, os empreendedores sentem os prejuízos na queda do consumo e, consequentemente, na redução do faturamento.

Mas, neste momento de crise, ao contrário de que muitos pensam, ainda há várias possibilidades e estratégias que o empreendedor pode adotar em seu negócio e continuar sua operação.

Uma delas é a gestão empresarial. Infelizmente, muitos empreendedores negligenciam a gestão, seja por falta de conhecimento, ferramentas ou até mesmo tempo. Porém, com esse isolamento social, o que mais temos agora é tempo, não é mesmo? Estamos nos reinventando e ocupando nosso dia a dia com outras tarefas que não tínhamos hábito de fazer.

Portanto, rever a gestão da sua empresa, planejamento estratégico, fluxo de caixa pode ser uma ótima opção neste momento.

Entendemos que manter uma operação de uma empresa, não é uma tarefa fácil, ainda mais para os micro e pequenos negócios. São diversas áreas para gerenciar como: estoque, clientes, gestão de compras, finanças, funcionários, contas entre muitas outras. 

Mas, com a tecnologia e diversas plataformas de gestão disponíveis no mercado, o empreendedor consegue automatizar as tarefas e otimizar o seu tempo. Vamos entender um pouco mais desse assunto a seguir.

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial nada mais é que um conjunto de estratégias para conduzir os negócios aos melhores resultados. Neste processo,existem várias ações para organizar os processos operacionais, assim como tudo que engloba uma organização.

Gestão é algo complexo e um dos principais fatores que fazem milhares de empresas fecharem as portas em pouco tempo. 

Diante desta crise que estamos enfrentando, manter a organização e o controle da empresa pode ser a saída para muitos empreendedores para que não tenham uma falência prematura de seus negócios.

Como fazer a gestão neste momento de crise?

Sabemos que todas as empresas estão correndo para se reinventar e não ter seus negócios prejudicados neste momento. O mercado está cada vez mais competitivo e ter o seu estabelecimento bem estruturado, evita que tenha grandes prejuízos ou problemas futuros. 

Por isso, comece a ficar de olho em seu planejamento estratégico. Muitos empreendedores não fazem modificações ou adaptações em seu plano. Porém, veja o que é possível mudar, alterar para que seus resultados sejam entregues de acordo com o cenário atual.

Após, rever as suas estratégias, você precisa encontrar uma tecnologia que auxilie e facilite as suas tomadas de decisão como, por exemplo, um sistema de gestão empresarial.

Entendemos que neste momento, você não quer mais um gasto em seu orçamento, certo? Por isso, você pode encontrar opções gratuitas no mercado.

Após ter dado esses dois passos já está mais fácil realizar uma gestão empresarial eficiente em seu negócio.

Estratégias para melhorar sua gestão

Emita notas fiscais

Um dos erros mais comuns e graves dos empreendedores é não emitir seus documentos fiscais. Além de sonegar impostos – que é crime -, a falta de emissão dos documentos fiscais, dificulta o seu controle financeiro. Pois, as notas é a maneira mais inteligente de fazer o controle e mensurar seu lucro no final do mês.

Controle de estoque

Você sabe como está o seu estoque? Quais produtos estão prestes a acabar? Aqueles que mais têm saída? Enfim, esses questionamentos, assim como outros, você consegue saber com a gestão do seu estoque. Já pensou fazer uma venda online – uma das principais alternativas dos empreendedores nesta pandemia – e perceber que este item  está em falta? Sem dúvidas, é uma situação complicada que pode ocasionar na perda do seu cliente. Portanto, é preciso acompanhar as movimentações de entrada e saída de suas mercadorias  para manter a organização de seu estabelecimento.

Fluxo de Caixa

Manter o fluxo de caixa bem estruturado também é uma forma de saber se a sua empresa está tendo lucro ou prejuízo. Porém, é apenas em épocas de crises que muitos brasileiros se dão conta da real importância da educação financeira. Mas, não é só em momentos de crise que você deve se preocupar com seu fluxo de caixa, pois ele é muito importante para você otimizar seus gastos, economizar dinheiro e identificar oportunidades financeiras para sua empresa. O gerenciamento das finanças precisa ser uma obrigação do empresário, e agora mais do que nunca.

Corte gastos

Uma das estratégias para este momento é cortar gastos em seu negócio. Com o controle financeiro, você irá perceber quais despesas não são importantes, para que possam ser retiradas do orçamento.

Organize suas despesas

Quais despesas fixas e variáveis sua empresa possui hoje? Muitos estabelecimentos, principalmente os pequenos negócios, não possuem a relação desses gastos.  Custos como aluguel, folha de pagamento de funcionários, por exemplo, são despesas fixas. Já itens de insumos entra nas despesas variáveis. Ao organizar os custos da empresa, é possível fazer uma projeção financeira para avaliar quanto tempo irá conseguir manter a empresa ativa, assim como quais ações deverão ser feitas para a operação não ser prejudicada.

Estratégias de vendas

Em tempo de crise, continuar com um faturamento é importante. Visto que, as empresas podem sofrer queda em suas vendas. Por isso, inovar os serviços e soluções pode ser a oportunidade de contornar essa situação. Veja algumas dicas a seguir:

Faça promoções

Essa é uma alternativa para continuar vendendo mesmo com os preços menores. Assim como, uma estratégia para movimentar aqueles produtos/serviços que estão parados há algum tempo no estoque.

Diversas formas de pagamentos

Com certeza,  vender é uma das coisas que muitos empreendedores querem neste momento, não é mesmo?  Por isso, disponibilizar várias formas de pagamento pode ser uma boa estratégia. Deste modo, você consegue conquistar diversos clientes. Mas, lembre-se de fornecer parcelamentos sem juros. Isso pode ser mais um atrativo para chamar a atenção do seu consumidor. Além disso, o parcelamento pode ser uma opção de compra, sem comprometer o orçamento financeiro do seu cliente.

Aposte no delivery

A pandemia sem dúvida transformou a vida de milhares de empreendedores, principalmente na questão tecnológica. Pois, muitos ainda resistem em usar a tecnologia em seus negócios. Entretanto, é ela que está nos ajudando a continuar conectados com as pessoas, realizando nossas compras etc. O delivery. Esta tem sido  uma nova forma de continuar a as vendas. Você pode optar por fazer a gestão de entregas de seus produtos, assim como utilizar os serviços de terceiros para esse delivery.

Loja virtual

As vendas devem continuar, porém, em um novo formato: o virtual. As lojas virtuais se tornaram a alternativa para as micro e pequenas empresas enfrentarem esta pandemia. Não só os comerciantes, mas os clientes também começaram a optar por essa modalidade, visto que a grande maioria dos estabelecimentos seguem fechados. Com o aumento das compras online, você pode aproveitar para usar os recursos digitais para expandir suas vendas. Invista em plataformas gratuitas, divulgação no Google, assim como as redes sociais que podem ser uma forma de marketing digital para o seu negócio.

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