Bia Kunze Garota Sem Fio

Sua presença nas redes sociais

Entrevistada em Janeiro 2014 | Tempo de leitura: 7 min | Comentários

Bia Kunze, a Garota Sem Fio, compartilha seus aprendizados e principais
táticas que contribuíram para o sucesso do seu blog e negócios.



Essa semana conversei com a Bia Kunze, a Garota Sem Fio. Bia revela dicas preciosas para todos nós que queremos aumentar o impacto nas redes sociais.

Bia é consultora em tecnologia móvel, blogueira, podcaster, palestrante, comentarista da rádio CBN. Bia atua em redes sociais há mais de 11 anos e é referência em tecnologia móvel no Brasil, possuindo mais de 220.000 seguidores no twitter com uma audiência muito engajada.

Descubra os nossos principais aprendizados com a Bia.

Foque na qualidade da informação

Bia: Eu não coloco uma pressão diária de que tenho que atualizar as redes sociais. Se eu passo 2 ou 3 dias sem postar, não me preocupo. Posto aquilo o que eu tenho vontade e acredito que vai ser relevante para o meu público.

Limite seu tempo nas redes sociais

Bia: As redes sociais tendem a consumir nosso tempo demais. Embora grande parte do meu público se relaciona comigo através das redes sociais, eu só consigo agregar valor para eles se fizer atividades fora da rede, como por exemplo, desenvolver novos conteúdo. Por isso, aprendi a ser pragmática e regrada com as redes sociais. Dedico de 15 a 20 minutos por dia.

Dê atenção para seus seguidores

Bia: Embora seja trabalhoso, dar feedback a todos os comentários dos meus leitores e seguidores é muito importante. Além de cultivar o relacionamento, consigo obter ideias para pautas das próximas postagens e atender as expectativas delas.

Seja autêntico e transparente

Bia: Internet é o reflexo da vida real. Não adianta tentar ser quem você não é, pois, involuntariamente, traços de quem você é irão aparecer nas redes sociais.

100 é melhor que 1.000

Bia: Não sou paranóica com o número de seguidores, visitas diárias em seu site etc. Se eu tiver 100 seguidores e eles estiverem engajados comigo é melhor do que ter muitos e sem engajamento.

É óbvio que para vias de marketing é interessante a quantidade, mas o mais importante é a qualidade do relacionamento com cada seguidor/visitante. Por isso, foco muito na qualidade e relevância do conteúdo, alinhado as expectativas do meu público.

Encontre a sua linguagem

Bia: Cada empresa precisa encontrar a linguagem certa para o seu público. O grande segredo nas redes sociais é ter uma presença leve, sem parecer que você está lá só para vender alguma coisa.

No meu blog, traduzio o "informatiquês" para aqueles que necessitam de tecnologia no seu dia a dia, mas que ainda não estão familiarizados com todas as mudanças tecnológicas. O retorno que eu tenho destas pessoas é o que me entusiasma ainda mais. Recebo muitos relatos sobre as diferenças que minhas dicas e ensinamentos fazem na vida das pessoas.

Fale do que você é bom

Bia: Crie conteúdo sobre aquilo que te faz ser diferente e único. Fale da sua especialidade, de como o seu produto/serviço muda a vida das pessoas/empresas etc.

Vincule sua marca a um conteúdo de qualidade

Bia: Não é preciso criar conteúdo que force a venda do seu produto ou serviço. Basta que sua marca esteja vinculada a qualidade daquela informação. As pessoas seguem apenas as marcas que postam conteúdos relevantes e de qualidade.


Obtendo aquela vantagem

Produtividade

Organização de tarefas

Bia: Ter rotina e planejamento é essencial para quem deseja realizar muitas coisas. Começo a planejar a semana seguinte na sexta-feira. Listo e distribuo meus compromissos ao longo da semana em minha agenda e atualizo o Toodledo, que utilizo para gerenciar todas as minhas tarefas. Com ele, todas as minhas atividades estão sincronizadas na nuvem, não importa o dispositivo que eu esteja usando, seja telefone móvel, tablet, notebook ou desktop.

Mapas mentais

Bia: Mapas mentais me ajudam a construir o conteúdo para o blog, pois trabalham com uma forma não linear de organização do pensamento e raciocínio. Com isso, possuo liberdade para alimentar o mapa com dados, informações e imagens de forma livre. Ao final, tenho uma "árvore" com todas as informações e insumos que preciso para produzir o texto linear (artigo).

Exemplo de aplicativo online: Mindmeister.

Armazenamento de arquivos

Bia: Como estou sempre fora do consultório, guardo todos os meus arquivos na nuvem. Utilizo o Dropbox e o Skydrive.

Evernote

Bia: Evernote é um aplicativo que serve como repositório de informações. Gosto de relacionar este aplicativo como uma extensão do nosso cérebro. Cada vez mais, precisamos que o nosso cérebro seja mais utilizado para raciocínio e criatividade e menos para armazenar dados. É aí que o Evernote entra. Eu coloco todos os dados relacionados a minha vida pessoal e profissional lá, e consigo acessar em qualquer lugar, pois está tudo armazenado na nuvem.

*Bia é embaixadora de mobilidade do Evernote no Brasil

Crescimento do negócio

Não espere retorno imediato

Bia: Logo que iniciei o blog da Garota Sem Fio, tinha uma expectativa muito baixa de retorno. Para mim, se uma pessoa achasse o conteúdo interessante e relevante, já estava satisfeita. Eu sabia que deveria construir confiança com o público. Por isso, escutava as pessoas, continuei produzindo conteúdos com qualidade, relevância e sempre embasado em fontes com credibilidade. Com o tempo, a audiência e o engajamento com o público aumentaram.

Torne-se referência em uma área específica

Bia: Sempre conquistei novos clientes através de indicações. Mas essas indicações só foram realizadas porque as pessoas me viam como um especialista no assunto.

Saia do seu canto

Bia: Os meus negócios só cresceram porque eu investi em relacionamentos. Por isso, acredito muito nos ambientes de coworking. Lá você expande rapidamente sua rede de relacionamentos, pois conhece potenciais clientes, fornecedores e parceiros.


Mais sobre Bia Kunze:

É Dentista homecare, consultora em tecnologia móvel, blogueira, podcaster, palestrante, comentarista da rádio CBN, esposa dedicada e dona-de-casa mais dedicada ainda - uma vez que tem que cuidar de duas casas, uma em Curitiba e outra em São Caetano do Sul (grande SP).


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