Empreender em 2021: cenário com vacina e o cenário sem vacina

| Atualizado em 22/07/21 | 6 minutos de leitura

Quem aí está esperando a sua vez de se vacinar? Sim, todos nós, não é mesmo?! Mas todos entendemos o funcionamento das filas, uma vez que a Covid-19 é uma novidade e a vacina ainda é uma prática que está tomando forma.

E é por isso mesmo que os empreendedores precisam estar preparados para todos os cenários: embora teremos menor incidência já de início nos idosos, ainda há muitos passos até que o vírus seja controlado e consigamos retomar a vida para o mais próximo do “antigo normal”.

E para o seu negócio, o que será necessário para enfrentar um 2021 ainda sem vacina para todos ou quais adaptações serão possíveis depois da vacina? 

Venha conosco nesta conversa sobre estes desafios – que embora ainda pareçam grandes, estão muito mais controlados e seguros do que os que enfrentamos em 2020.

A migração tecnológica sobreviverá com a Vacina?

Quando falamos em tecnologia, podemos dar uma certeza à você: muita coisa ainda vai mudar. Mas isso não quer dizer que os investimentos que você fez nessa área vão ficar obsoletos imediatamente ou que terá de fazer tudo de novo a cada ano. 

2020 foi um ano em que muitos empresários desembolsaram o que tinham disponível para manter os negócios através do atendimento online – e realmente era necessário. A questão é que 2021, embora às vezes não pareça pela quantidade de gente nas ruas, começou ainda no mesmo passo: especialmente se você tem clientes que ainda estão reclusos esperando a vacina. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.






TUDO CERTO!

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.

Em época de compra de material escolar, por exemplo, encontram-se muito menos pais batendo pernas para verificar de papelaria em papelaria os valores. É muito mais simples abrir uma fileira de sites no navegador para encontrar os melhores preços, e já fechar as compras sem sair de casa.

O comportamento do consumidor foi, sim, influenciado pela pandemia e essa mudança certamente veio para ficar. Por isso, mantenha o ritmo que você engrenou em 2020 para esta parte dos negócios – tenha a opção de compra online, contratação e orçamento por e-mail ou WhatsApp. É possível que o atendimento presencial cresça bastante, mas não seria muito melhor se os dois modelos seguissem crescendo e você conquistasse mais clientes? É por aí que você deve avaliar o potencial dos seus negócios em relação à tecnologia.

pandemia-vacina-homem-

Quais os investimentos essenciais para 2021?

Como já refletimos antes, com vacina ou sem vacina ainda haverá pandemia em 2021, por um longo período. Então se você havia planejado melhorias referentes à segurança dos seus clientes quanto ao contágio, ainda é hora de pensar nesses investimentos.

Reflita conosco: mesmo os vacinados ainda serão instruídos a continuar usando máscara e tomando todos os cuidados. Assim, as pessoas ainda buscarão os locais mais seguros quanto a possibilidade de contágio para frequentar. Então, especialmente se sua empresa oferece algum ambiente fechado onde é necessário permanecer, como uma loja ou restaurante, você ganhará a clientela se conseguir promover uma ventilação melhor ou se mantiver espaços ao ar livre para atendimento. Não se engane: uma grande parcela da população está bem informada e quem quer esta fatia de mercado não pode descuidar dessas questões neste momento.

Há ainda a oferta de itens que agora se tornaram básicos: álcool gel, o espaço para lavagem das mãos e os tapetes sanitizantes. Entenda bem o seu público (e isso vale para qualquer período, mesmo fora da pandemia). 

Você mesmo, frequenta mais locais onde está dispensado o uso de máscaras ou procura lugares onde se mantém o distanciamento das outras pessoas e é possível se sentir mais seguro? É essa a questão. O seu negócio precisa ser pensado para atender às questões de saúde do momento e permitir que seus clientes se sintam em segurança.

Outro ponto seria para aqueles negócios onde todo o atendimento já é feito online. Nesse caso, se você pretende manter o serviço dessa forma, não pense que o seu cliente será compreensivo para sempre. Explicamos: se no ano passado muitos estavam complacentes com demoras no atendimento ou entrega de produtos e serviços, neste ano as pessoas já esperam organização das empresas – não há uma calamidade iniciando, já está em curso faz bastante tempo.

Sendo assim, se você ainda tem dificuldades no atendimento e entrega por falta de pessoal ou estrutura tecnológica, já passou da hora de fazer esse investimento. É claro, qualquer investimento deve ser planejado frente à demanda e de acordo com a saúde financeira da sua empresa, e é sempre importante ter clareza desses dados para correta gestão do negócio.

Outro ponto que deve sempre estar claro para quem está com um negócio iniciante é a manutenção da regularidade da empresa junto aos órgãos responsáveis. Ter um CNPJ corretamente registrado e poder emitir notas fiscais, por exemplo, é exigência de muitos fornecedores que foram super requisitados durante a pandemia, como as transportadoras que fazem as entregas das encomendas online. 

pandemia-vacina-academia-mascara

Gestão: quais os desafios de 2021?

Com a vacinação já em andamento, mesmo que em ritmo lento, muitos dos benefícios entregues para empresas cadastradas no ano passado, tanto pelo Governo Federal quanto por outras esferas, não devem ser retomados neste ano. 

Enquanto muito se fala no auxílio emergencial, para aqueles informais ou desempregados, os empresários estão pouco em pauta no momento. Ainda assim, mantendo uma gestão saudável do seu negócio será possível olhar para possíveis dívidas e um balanço negativo de forma a sanar as dificuldades.

Se neste ano a promessa de negócios parece melhor do que foi em 2020, utilize o planejamento para conversar com fornecedores ou bancos e definir um traçado seguro para a retomada. De nada adianta seu cliente retornar e você estar com a empresa em apuros e não poder manter seu CNPJ ativo por conta de pendências mal resolvidas.

Com vacina ou sem vacina, a manutenção séria do seu negócio é definitiva para que exista um futuro para a empresa. Conte com o apoio de assessorias, como a de contabilidade, para manter organizados os dados do seu negócio.

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

ABRIR MINHA EMPRESA GRÁTIS

"Tornou o processo de abertura e gerenciamento da minha empresa muito simples e fácil. Plataforma única, onde consigo tudo que preciso, suporte extremamente eficiente e ágil." Leandro Bernardo - cliente Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo
Contabilizei

Escrito por:

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar