Contabilidade

Como o Coronavírus (COVID-19) afeta a abertura da minha empresa?

2 abr 2020

Com o novo Coronavírus o dia a dia de muitos brasileiros tem sofrido mudanças. Para entender como a abertura da sua empresa pode ser impactada, nossos especialistas estão acompanhando as informações dos órgãos públicos e vamos atualizar o Blog Contabilizei com tudo que você precisa saber.

Tudo que precisar saber relacionado a abertura de empresas pode conferir em nosso guia completo

Em geral, é possível que o tempo de análise pelos órgãos públicos seja maior durante esse período de prevenção ao coronavírus. Se você está abrindo sua empresa com a gente, fique de olho no e-mail para acompanhar a evolução da sua abertura.

Escolha a sua cidade para acessar as informações atualizadas:

Belo Horizonte/MG

Para quem está abrindo sua empresa na cidade de Belo Horizonte com a Contabilizei e já recebeu os documentos para assinatura, pode fazer a assinatura com o uso do certificado digital dos sócios normalmente no site da JUCEMG e não precisa ir na Junta Comercial presencialmente.

Se você ainda não chegou na etapa de assinatura dos documentos da sua empresa para protocolo e emissão do CNPJ, acompanhe sempre o seu e-mail e fique ligado nas atualizações aqui do Blog.

Até o momento, a JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais) segue em funcionamento e tomou algumas medidas preventivas válidas a partir de 19/03/2020:

  1. Descontinuação do atendimento por telefone.
  2. Atendimento presencial feito apenas por agendamento prévio através do site www.mg.gov.br ou através do Portal de Serviços da JUCEMG.
  3. Redução do horário de atendimento presencial para 13h às 17h de segunda a sexta.
  4. Atendimento virtual através do Faleconosco, Chat Online e e-mail. Confira no site da JUCEMG quando utilizar cada um desses canais. 

Obrigado

Confira o impacto do CORONAVÍRUS
nas micro e pequenas empresas.


Entre para a Contabilizei

Curitiba/PR

Para quem está abrindo sua empresa na cidade de Curitiba com a Contabilizei e já recebeu os documentos para assinatura, pode fazer a assinatura com o uso do certificado digital dos sócios normalmente no site da JUCEPAR e não precisa ir na Junta Comercial presencialmente.

Os clientes em etapa de regularização na prefeitura, e que ainda não tem autorização para emitir notas, devem enviar uma cópia da AIDF-e assinada para abertura@contabilizei.com.br e nossa equipe fará o necessário para finalizar o cadastro.

Se você ainda não chegou na etapa de assinatura dos documentos para emissão do CNPJ ou cadastro na prefeitura, acompanhe sempre o seu e-mail e fique ligado nas atualizações aqui do Blog.

Até o momento, a JUCEPAR (Junta Comercial do Paraná) segue em funcionamento e tomou algumas medidas preventivas válidas a partir de 18/03/2020:

  1. Redução do horário de atendimento para 12h às 15h de segunda a sexta.
  2. Permissão de entrada de, no máximo, três pessoas ao mesmo tempo na JUCEPAR.

A prefeitura de Curitiba suspendeu o atendimento presencial a partir de 20/03/2020 para questões relacionadas à abertura de empresas.

Porto Alegre/RS

Para quem está abrindo sua empresa na cidade de Porto Alegre com a Contabilizei e já recebeu os documentos para assinatura, pode fazer a assinatura com o uso do certificado digital dos sócios normalmente no site da JucisRS e não precisa ir na Junta Comercial presencialmente.

Se você ainda não chegou na etapa de assinatura dos documentos da sua empresa para protocolo e emissão do CNPJ, acompanhe sempre o seu e-mail e fique ligado nas atualizações aqui do Blog.

A JucisRS (Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul) segue em funcionamento e tomou algumas medidas preventivas válidas a partir de 18/03/2020:

  1. Suspensão de todos os agendamentos e atendimentos presenciais. Os canais de atendimento atuais são:
  2. Redução de período para entrega excepcional de documentos físicos para quartas-feiras, das 10 às 12 horas, na sede da JucisRS. 

São Paulo/SP

Para quem está abrindo sua empresa na cidade de São Paulo com a Contabilizei e já recebeu os documentos para assinatura, nós vamos continuar protocolando os documentos de abertura normalmente sem custos extras. Para isso, precisamos apenas que assine a procuração recebida junto com os documentos de abertura e envie para logisticasp@contabilizei.com.br. Isso irá permitir que nossa equipe faça o protocolo digital da documentação da sua empresa usando o nosso certificado digital.

Os clientes que estão na etapa de cadastro na prefeitura seguem o processo normalmente.

Se você ainda não chegou na etapa de assinatura dos documentos para emissão do CNPJ ou cadastro na prefeitura, acompanhe sempre o seu e-mail e fique ligado nas atualizações aqui do Blog.

Até o momento, a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) segue em funcionamento e tomou algumas medidas preventivas:

  1. Suspensão do atendimento presencial a partir de 23/03/2020 até 30/04/2020 atendendo decreto estadual.
  2. Os serviços online seguem em funcionamento. Consulte aqui quais estão disponíveis.

A prefeitura de São Paulo também segue em funcionamento e tomou as seguintes medidas preventivas válidas a partir de 20/03/2020:

  1. Suspensão do atendimento presencial sem agendamento prévio através da Central SP156, disponível em telefone, aplicativo e site http://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal    
  2. Prestação online de serviços que eram prestados pelas Praças de Atendimento, como a Emissão de DAMSP para pagamento de TFE-TFA-ISS e acordo de dívida ativa.

Rio de Janeiro/RJ

Para quem está abrindo sua empresa na cidade do Rio de Janeiro com a Contabilizei e já recebeu os documentos para assinatura, veja o que fazer:

  • Para processos de abertura no modelo digital, você pode fazer a assinatura com o uso do certificado digital normalmente.
  • Para processos de abertura no modelo físico, observe o horário reduzido na Junta Comercial para entrega dos documentos (10h às 16h) e a urgência em abrir a empresa.

A JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) está com funcionamento reduzido e divulgou as seguintes medidas preventivas:

  1. Redução do horário de funcionamento para entrega de documentos das 10h às 16h de segunda a sexta até o dia 30/03/2020.
  2. Suspensão por 15 dias do atendimento presencial para tirar dúvidas. Neste momento você pode utilizar o canal do Fale Conosco disponível no site da JUCERJA. 
  3. Sugere que a entrega e retirada de documentos fisicamente seja feita apenas em caso de extrema necessidade e urgência, e recomenda o uso do registro digital.
Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar