Gestão e Negócios

Conheça as tendências de tecnologia para pequenas empresas

Atualizado em 27 mar 2020

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial e Big Data, mas sabe qual é o impacto das novas tecnologias para pequenas empresas? Muitos empreendedores acreditam que as inovações estão distantes da sua realidade, mas elas podem ser o diferencial para otimizar a rotina e conquistar mais espaço no mercado.

Ter uma estratégia para aproveitá-las é fundamental, mas você não precisa se preocupar se ainda não conhece termos modernos como o de open innovation em profundidade.

Ter uma estratégia para aproveitá-las é fundamental, mas você não precisa se preocupar se ainda não conhece esses termos profundamente. Preparamos um artigo que demonstra como o seu negócio pode ser afetado pela transformação digital e de que maneira é possível tirar vantagem disso. Veja mais!

Qual a importância da tecnologia para pequenas empresas?

As tecnologias para pequenas empresas são uma forma de contratar ajuda especializada sem aumentar o quadro de funcionários. Com as inovações, o empreendedor tem um arsenal mais completo para sobreviver no mercado e expandir a sua atuação.

automatização dos processos permite a diminuição dos erros e o aumento da produtividade. Como? Imagine que, há algumas décadas, todas as vendas em um supermercado eram manuais (o caixa precisava calcular o preço dos produtos). Atualmente, um sistema cadastra os produtos, faz a conta e atualiza o estoque.

Quanto mais tarefas são deixadas para a tecnologia, mais tempo o empreendedor ganha para cuidar da parte estratégica do negócio. A consequência é um trabalho mais bem realizado e mais qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que deixa a saúde financeira da empresa em dia.

Quais os benefícios que o uso da tecnologia gera?

Uma pequena empresa precisa de eficiência. Como o orçamento é curto para pagar todas as contas no fim do mês, as soluções tecnológicas se transformam em aliadas na busca pelo equilíbrio financeiro. A boa notícia é que essas tendências estão se popularizando e ficando cada vez mais baratas.

O principal benefício das tecnologias para pequenas empresas é a terceirização das tarefas, o que deixa o dono livre para cuidar das partes mais importantes. A contabilidade, por exemplo, é vista como uma pedra no sapato, mas há plataformas completas desse serviço na internet, com preço acessível, para afastar a burocracia da rotina.

Qualquer negócio pode usar a gestão inteligente para controlar as suas finanças, a inteligência artificial para atrair mais clientes e a Internet das Coisas para aumentar a segurança, como você verá na sequência.

Quais as principais tendências tecnológicas que podem ajudar a sua empresa?

Depois que você conheceu os benefícios da tecnologia para o seu negócio, chegou a hora de entender melhor como ela pode ser aplicada na sua rotina. Confira!

Pagamentos digitais

Um dos mercados mais competitivos em 2019 é o das maquininhas de cartão, o que é uma ótima notícia para os empreendedores. O grande número de empresas que oferecem soluções de pagamentos diminui o preço dos equipamentos e gera uma concorrência saudável no setor, traduzida em novas tecnologias acessíveis.

O pagamento por aproximação é uma novidade interessante, em que o cliente só precisa colocar o seu cartão próximo à máquina, e a compra é confirmada. Para o lojista, esse sistema diminui as filas e aumenta o poder de atender rapidamente os clientes. Até porque ninguém gosta de esperar, né?

Outro ponto é que as pequenas empresas são mais bem atendidas e conseguem negociar taxas mais vantajosas com os fornecedores.

Computação em nuvem

Esqueça o pen drive e o HD externo. Todos os dados da sua empresa devem ser salvos na nuvem, ou seja, em servidores online que armazenam a informação e permitem que você as acesse de qualquer lugar. Precisou de alguma documentação? É só entrar na internet e baixar o arquivo.

O mais importante é que o cloud computing, como é conhecida essa tendência, é uma forma mais segura do que os métodos “tradicionais”, porque os arquivos não são corrompidos e não somem se o disco queimar. Os principais servidores têm uma alta proteção aos hackers e garantem a segurança dos seus dados.

Obrigado

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos


Entre para a Contabilizei

Contabilidade online

Você, que é um empreendedor, sabe que, em uma pequena empresa, 24 horas não são suficientes no dia para lidar com todas as questões. Quer uma dica? Contrate uma solução de contabilidade online e deixe o seu negócio em dia com as obrigações, economizando tempo e dinheiro.

Já pensou em gastar somente 20 minutos por mês para fechar as contas da sua empresa? Essa possibilidade é real e acessível porque cabe no seu orçamento. A vantagem do serviço online é que ele é todo automatizado, ou seja, o risco de erros que comprometam a saúde financeira do negócio é muito menor e você pode resolver sua contabilidade de onde estiver.

Dentro das plataformas, é possível acompanhar todos os indicadores e realizar o pagamento dos tributos de maneira simplificada. Com o desenvolvimento da tecnologia, a tendência é que essas soluções sejam cada vez mais modernas e adaptadas à realidade do seu negócio, o que libera a sua rotina para cuidar de outras áreas.

Atendimento ao cliente

O segredo para conquistar e fidelizar clientes é manter uma comunicação ativa. Se o seu negócio é pequeno e não tem orçamento para contratação, a solução é investir em ferramentas, como o WhatsApp. Em vez de ligar para saber o valor de um produto, o cliente pode tirar essa dúvida por mensagem.

Se você já tem ou pretende abrir um negócio digital, existem soluções para criar um chatbot, que é um robô que tira as dúvidas dos clientes no site. Para os negócios físicos, a dica é criar mensagens automáticas para agilizar o contato e deixar o seu consumidor mais satisfeito.

Inteligência artificial

A ideia da inteligência artificial é fazer com que a máquina pense igual ao ser humano. A vantagem é que você ganha mais funcionários na sua empresa sem precisar contratar — apenas os serviços online para solucionar o seu problema. Atrelando essa tecnologia ao Big Data, é possível entender as necessidades do consumidor.

Os anúncios na internet são um exemplo clássico de Big Data. Quer chamar mais pessoas para a sua oficina? Você cadastra o tipo de público e o orçamento — o sistema cuida do resto. Ele é capaz de identificar todas as pessoas que seguem esses parâmetros e mostrar a peça de publicidade. As possibilidades são ilimitadas.

Internet das Coisas

Você está acostumado a acessar a internet pelo celular, mas o futuro terá todos os aparelhos eletrônicos interconectados. Na sua casa, por exemplo, a geladeira conhecerá a sua rotina de compras e, quando os ovos acabarem, entrará automaticamente em contato com o supermercado para entregar a quantidade necessária.

Como isso impacta os negócios? Em uma padaria, as prateleiras inteligentes geram dados e auxiliam na logística do estoque, com informações como a quantidade de pães precisam ser feitos por hora, se o leite acabou e se é necessário fritar mais salgadinhos. Além disso, as câmeras poderão avisar imediatamente os casos de roubo e furto.

Implementar as tecnologias para pequenas empresas é uma ótima forma de se diferenciar no mercado. Essas soluções surgiram para ajudar na rotina de trabalho e possibilitam que o empreendedor tenha capacidade de colocar as contas em dia e aumentar o número de clientes. Esse é o seu objetivo, certo?

E aí, gostou deste artigo? Então, que tal aprender mais sobre como a tecnologia pode simplificar a sua contabilidade? Conheça a experiência de pequenos empreendedores que já usam essa solução.

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.

Deixe um comentário

avatar