Como dar aulas online: O que é preciso para empreender nessa área e dicas valiosas

| Atualizado em 22/07/21 | 8 minutos de leitura

Há muito tempo, aulas online das mais variadas disciplinas estão disponíveis a um clique do mouse. Com as medidas de isolamento impostas pela pandemia do Coronavírus, a procura por aulas de yoga, pilates e treinamentos personalizados cresceu muito. E os professores que davam aulas presenciais tiveram que se adaptar – e rapidamente. Este é o seu caso? 

Com a academia vazia, o jeito foi oferecer aulas online por meio de plataformas de videoconferência. Mas você já parou para pensar que, talvez, esteja subutilizando um recurso tecnológico? Você segue dando aulas para o mesmo número de alunos que tinha na academia e poderia, com um bom planejamento, atingir muito mais. Você já pensou em transformar suas aulas em um negócio extremamente rentável?

Digitalize-se

Além de otimizar seu tempo, pois não precisa mais se deslocar até a academia, você pode otimizar seus rendimentos. Com o mesmo tempo dedicado a 10 alunos, por exemplo, você pode atingir 100 ou 1000 ou muito mais. Para isso, como todo negócio, você vai precisar de um bom planejamento. Vamos lá!

Para atrair mais alunos neste novo formato de aulas, a sua presença digital é fundamental.  É por meio da Internet que seus futuros clientes vão lhe encontrar. Para isso, defina quem é seu público-alvo. Para quem você vai comunicar o seu negócio?

A partir dessa resposta, elabore conteúdo relevante para esse público.  Imagine quais os desejos da sua clientela e como você pode satisfazê-los. Você quer atingir quem procura perder peso ou quem procura práticas meditativas ? A ideia é engajar seu público, que ele perceba que você oferece exatamente o que ele está buscando. Produza vídeos, textos e muitas fotos com resultados do que o seu trabalho está prometendo entregar. 

Com esse conteúdo bem pensado e elaborado, você vai marcar presença nas redes sociais e essa é uma das principais estratégias para atrair clientes no mundo digital. 

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Academia virtual

Em todos os conteúdos que você postar, você vai direcionar para o link do seu site. Site? Sim, você precisa pensar que ele é como se fosse a sua academia digital. Todos as pessoas que se interessarem pelo seu trabalho vão ser direcionadas para o site, onde você precisa oferecer as principais perguntas e respostas e as formas de compra do seu produto, no caso, suas aulas.

Ofereça conexão com plataformas de pagamento online, nas quais seu cliente pode até parcelar. E, depois, o dinheiro é transferido para sua conta. Dessa forma, você automatiza a cobrança e garante segurança para você e para seu aluno.  

O site próprio, bem organizado, como uma academia virtual é onde você pode chegar. Pode parecer desafiador, mas nada que persistência e planejamento não resolvam. 

Mas se você acha que fomos muito longe, calma, vamos dar um passo de cada vez. Mas tenha em mente onde você pode chegar e que pode ser uma oportunidade de você construir um negócio muito rentável.

Um passo de cada vez

Você pode estar pensando que é muito investimento para iniciar. Calma, o que vimos até aqui é até onde você pode chegar – redes sociais bem movimentadas e levando muita gente para o seu site , onde você vai vender suas aulas e gerenciar seus alunos. Mas podemos retroceder alguns passos para começar. Você não precisa migrar da aula presencial para uma plataforma digital com centenas de alunos. Mas o importante é começar.

Infelizmente, o isolamento social tem perdurado mais do que imaginávamos e, claro, você precisa manter sua atividade remunerada e oferecer aulas online pode ser uma ótima solução. 

Com um pouco de criatividade, você pode manter os alunos que já são clientes e, ainda, alcançar um novo público e tentar fidelizá-lo no pós-pandemia.  Como para qualquer empreendimento, você vai precisar de planejamento e organização, além do toque extra de criatividade. O primeiro passo é esquematizar suas aulas.

Dedique algumas horas para que suas aulas aconteçam com a qualidade que sua atividade exige. Afinal, cuidar da saúde das pessoas requer responsabilidade, especialmente, agora, que você vai oferecer a atividade física à distância.

Planejando sua atividade física online

Você vai precisar decidir ser vai oferecer aula por meio de videoconferência, na qual você orienta seu aluno em tempo real, ou se vai enviar vídeos gravados das aulas, para que cada um possa executar a sequência de exercícios na hora em que for mais conveniente. E, claro, você pode oferecer as duas possibilidades.

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Gravado ou ao vivo?

Se você optar por aulas gravadas, você vai precisar utilizar algum editor de vídeo. Pesquise um aplicativo gratuito disponível, eles costumam ser fáceis de manusear e vão emprestar a qualidade que seus vídeos merecem.

Para as aulas online, ao vivo, escolha um aplicativo para realização de vide chamadas. Há várias opções simples, sem custo adicional, com o Meet e o Zoom, que permitem reunir várias pessoas simultaneamente. 

Outro ponto importante é definir o valor do seu trabalho. Analise seus custos e pense em uma remuneração que lhe atenda. Você pode diferenciar os valores cobrados dependendo do tipo de aula, se gravada ou não. Uma boa estratégia  para conquistar novos alunos é oferecer uma aula experimental gratuita para que eles conheçam o funcionamento dos treinos que você oferece. 

Pesquise o interesse dos seus alunos

Agora que você já tem uma ideia de como vai fazer suas aulas pela Internet, faça uma sondagem com seus alunos e encontre a melhor forma de comunicação com eles, seja por e-mail, mensagem em aplicativos ou até o bom e velho telefonema. Explique sua proposta com detalhes, venda sua ideia de forma interessante, foque nos benefícios e na importância de manter uma atividade física nesse período. Converse sobre os valores, opções de pagamento e planos.

Além dos seus alunos, procure na suas redes de amigos e conhecidos pessoas que poderiam se interessar pela ideia. Lembre-se que, agora, com aula à distância, você não está restrito aos alunos que moram na sua cidade ou perto de você. Pode ser a chance, até, daquele ex-aluno que foi morar no exterior voltar a fazer aula com você. Sabe aquela aula experimental que falamos lá em cima? Agora, é a hora de oferecê-la gratuitamente. 

Procure saber se sentem algum desconforto, se têm restrição médica e faça o mesmo que você faria nas suas aulas presenciais e ofereça um treino adequado à condição do aluno.

Pense fora da caixa

Lembre-se que seu aluno vai estar em casa e, talvez, não tenha os acessórios que você costumava usar nas aulas presenciais. É hora de inovar e fugir do lugar comum. Pesinhos podem ser substituídos por outros objetos domésticos e, com criatividade, você aproveita cabos de vassoura, travesseiros e toalhas. 

Sua aula inovadora e divertida pode ser um grande estímulo para o seu aluno continuar conectado e praticando exercícios com a sua ajuda.

Como vimos no início do texto, sua presença digital é fundamental. Divulgue suas aulas nas redes sociais para dar visibilidade ao seu trabalho. O marketing vai ser seu diferencial e, se você não entende nada do assunto, busque ajuda e inspire-se em outros profissionais. 

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Algumas dicas para te ajudar

Vamos sinalizar alguns pontos importantes  para lhe ajudar ainda mais agora que você está prestes a dar início ao seu projeto de aulas online, vamos lá: 

  • Se a sua opção for por aulas gravadas, coloque legendas explicativas nos exercícios. Pense que você pode não estar disponível quando o aluno for assistir e realizar o treino;
  • Organize o cenário, seja para as aulas gravadas ou ao vivo. Verifique se não há muitos objetos que possam distrair ou roubar a concentração do seu aluno;
  • Se você achou muito difícil editar os vídeos, busque ajuda. É importante você oferecer um produto de qualidade e que inspire confiança.
  • Siga outros profissionais da mesma área que também oferecem aulas nessa modalidade. Eles podem lhe oferecer várias ideias e muita inspiração;
  • Antes de começar suas aulas online pelas plataformas de videoconferências, faça um teste com um amigo. Experimente todos os recursos oferecidos;
  • Invista em cursos de capacitação online que possam contribuir com o seu projeto, como mídias sociais, por exemplo;
  • Ofereça atenção aos seus alunos, pergunte o que estão achando e, principalmente, leve em consideração suas sugestões e reformule o que for necessário;
  • Depois de algumas experiências e algumas aulas dadas, comece a pensar em novas possibilidades. Talvez seja o momento de você investir no site próprio ou outras estratégias que a tecnologia – e a criatividade – podem oferecer;
  • Faça lives no Instagram e ofereça pequenos treinamentos. Convide pessoas interessantes e influenciadores que possam ajudar a divulgar seu trabalho para outros públicos.

E, a dica final, acredite em você e dê o primeiro passo. Seu esforço e sua dedicação vão dizer onde você pode chegar. E, claro, precisando de ajuda com a contabilidade, conte com a gente! Boa sorte!

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Guilherme Soares

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

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