Como acabar com sua falta
de produtividade de uma vez

Atualizado em 16/02/2016 | Tempo de leitura: 2 min

Guest-post produzido por Antônio Carlos Soares, CEO do Runrun.it


Sobre a Contabilizei: A contabilidade online e inteligente que está ajudando micro e pequenas empresas de todo o Brasil a economizarem tempo e dinheiro. Saiba mais aqui.


Contexto

Nós sabemos o quanto cuidar de um negócio pode ser trabalhoso, ainda mais quando se é um micro empreendedor e precisa se virar nos 30 para dar conta de tudo. Por isso, convidamos Antônio Carlos Soares, CEO do Runrun.it - um software de gestão de tarefas, tempo e desempenho - para te dar uma luz através de dicas de produtividade que poderão melhorar a sua rotina.

Se você pedisse a dois grupos a mesma tarefa, mas prometesse ao primeiro uma recompensa em dinheiro, quanto mais rápido ele fosse, e o segundo, você desafiasse apenas a completar a tarefa o mais rápido possível, quem terminaria a tarefa primeiro? Em 1962, o psicólogo Sam Glucksberg fez o teste. Você não vai acreditar, mas o segundo grupo foi 3,5x mais rápido que o primeiro. Como?

O analista de carreiras Dan Pink afirma que motivadores tradicionais, como o dinheiro, podem ser muito menos eficientes do que motivadores como o desejo de autonomia, de dominar e o entendimento de um propósito. E quem melhor do que um CEO para entender de motivação? Por isso, aqui estão duas técnicas que eles usam para serem produtivos e uma que chamou a atenção do público:

1. Trabalhe domingo à noite

Se você é ansioso(a), é bem capaz que você já faça isso, mas se sinta mal, como um(a) workaholic que não conseguiu concluir suas tarefas no escritório. Não pense assim. Pense que, no silêncio da sua casa, você não será interrompido(a) e, melhor que isso, você começará sua segunda com muito mais confiança. Ainda mais se você planejar sua semana toda. E se quer outra dica, planeje as tarefas mais importantes, não as menores e mais fáceis.

- Bharath Kumar, CEO da Pugmarks.me

2. Atribua um tema para cada dia

Por exemplo, use as segundas para se focar na gestão da sua equipe, encorajá-la, treiná-la; as terças para pensar novas estratégias de produto; quartas e quintas para marketing digital; e as sextas-feiras para extrair os resultados. Fazendo assim, você evita se distrair com temas gerais todos os dias. Agora, se para a sua rotina, é inviável cuidar de um tema por dia, uma alternativa é você concluir todas as tarefas do mesmo tipo. Por ex: ler todos os e-mails, depois conferir todos os relatórios e assim vai...

- Jack Dorsey, presidente do Twitter

3. Fatie o seu tempo

Adote a consagrada técnica Pomodoro. Escolha a tarefa para trabalhar. Ajuste o cronômetro (do celular mesmo) para 25 minutos e dê o play. Recapitule e trabalhe na sua tarefa tranquilamente. Quando acabar o tempo, marque um X na sua agenda. Faça uma pausa de 5 minutinhos para beber uma água, um café, checar suas redes sociais ou falar com um colega que está livre, e volte. Só depois de marcar 4 X, faça uma pausa mais longa, de 10 a 15 min. Fácil, não? Já testamos e recomendo.

- Paul Klipp, dica mais votada no Quora


Com essas técnicas, acredite, você verá seu tempo render bem mais. Já pensou em como seria bom ter sua equipe inteira alinhada sabendo o que fazer para atingir as metas? Então conheça o Runrun.it, o software de gestão de tarefas que te ajuda a gerenciar tempo e talento. Segundo nossos clientes, ele permite um aumento médio de 25% na produtividade da empresa!

Experimente grátis: http://runrun.it