Contabilidade

Cnae de Consultoria: 7020-4/00 Empresarial, financeira entre outras. Encontre um para sua empresa

Atualizado em 3 nov 2020

Como descobrir o CNAE para abrir seu CNPJ? Para consultoria é o código que identifica qual a atividade econômica de uma empresa. Essencial para obtenção do CNPJ, é através dele que será determinado se o seu negócio se enquadra ou não no Simples Nacional. A escolha correta também garante que você pague apenas os impostos pertinentes ao seu ramo de atividade, gerando economia.


O processo para abrir empresa de consultoria é o mesmo para as demais atividades de serviços. Além de definir o formato jurídico, o regime tributário, o porte da empresa, é preciso também definir quais atividades serão executadas.

O  CNAE para consultoria é uma das etapas que mais gera dúvida e preocupação aos empreendedores. O que é compreensível, afinal, a escolha errada pode fazer com que você pague impostos que não pertencem à sua classe, entre vários outros contratempos.

Então, qual seria o CNAE para abrir o seu CNPJ? Qual seria o CNAE correto para registrar uma empresa desse segmento? Onde encontrar esse código? É preciso do auxílio de um contador para essa definição? Essas respostas, e outras, você terá neste post! 

CTA Abertura Personalizado 3 verde

Qual o CNAE para abrir seu CNPJ? 

Uma empresa de consultoria é aquela que presta serviço (suporte e orientação) para um setor específico. Para empreender nessa área, é preciso ter amplo conhecimento sobre o assunto que será abordado, a fim de auxiliar os clientes com precisão.

Esse é o seu ramo de atividade? Então vale a pena abrir empresa e legalizar seu negócio, especialmente se pensarmos que um consultor precisa passar segurança e credibilidade — e ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) vai lhe garantir isso!

Durante a abertura da sua empresa, uma das etapas consiste na escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). 

Esse código tem como objetivo identificar as atividades exercidas economicamente por uma empresa, facilitar a fiscalização dos órgãos responsáveis e garantir que o proprietário pague os impostos correspondentes à sua área de atuação.

O CNAE para consultoria certo vai depender do segmento no qual você atuará, ou seja, para cada qualificação existe um código específico. Veja alguns exemplos.

Obrigado

Como abrir empresa:
da estruturação à formalização



Entre para a Contabilizei

1. CNAE consultoria jurídica

O código de atividade 6911-7/01 pode ser utilizado consultoria jurídica e contempla serviços de aconselhamento e representação em ações civis, criminais, administrativas, trabalhistas e comerciais, assessoria geral, aconselhamento e preparação de documentos jurídicos, entre outros.

2. CNAE consultoria financeira

O CNAE para consultoria financeira, 6612-6/05, é indicado para quem executa atividades auxiliares de consultoria de serviços financeiros e também seguros, previdência complementar e planos de saúde. No caso de consultoria financeira para empresas, deve ser utilizado o código abaixo.

3. CNAE consultoria administrativa

No CNAE 7020-4/00 é possível encontrar várias atividades que se enquadram. A consultoria na administração de empresas, por exemplo, compreende serviços como assessoria, orientação e assistência operacional para a gestão do negócio prestados a empresas e a outras organizações, planejamento, organização, reengenharia e outras.

4. CNAE consultoria contábil

O código 6920-6/02 também abrange várias atividades de contabilidade, entre elas a consultoria contábil e a tributária. Ele também pode ser utilizado por auditores contábeis e peritos técnicos. 

5. CNAE consultoria empresarial

O código é o 7020-4/00. Faz parte do grupo de Atividades de consultoria em gestão empresarial e suas variações.

6. CNAE Consultoria de Gestão Empresarial

O código 70.2 é reservado para as atividades de consultoria em gestão empresarial uma classe acima da consultoria empresarial e consultoria em vendas por exemplo.

Como chegar a esses códigos?

Como foi possível ver nos exemplos anteriores, o código de atividades é composto por 7 números. Para formá-lo, é necessário escolher a seção, a divisão, o grupo, a classe e a subclasse de atuação do seu negócio.

Para encontrar o CNAE para consultoria da área na qual prestará serviços, você deve acessar o site da Concla (Comissão Nacional de Classificação), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é a fonte oficial para consulta desses códigos.

Nele você tem duas opções:

  • clicar na aba “Atividades” e fazer a busca pela palavra-chave do seu negócio, por exemplo, consultoria em informática, consultoria em recursos humanos, entre outras;
  • clica na aba “Estrutura” e começar a busca pela denominação que mais tenha a ver com o seu negócio.

Para facilitar sua pesquisa, no blog da Contabilizei você encontra a Tabela CNAE completa!

Por que a orientação do contador é importante?

O CNAE é um código padronizado em todo o Brasil utilizado para registro e cadastro de empresas em administrações federais, estaduais e municipais. Ele também é exigido pela Receita Federal para cadastro de PJ (Pessoa Jurídica) e, sem ele, não é possível obter o CNPJ.

É também através do CNAE que será determinado se a sua empresa se enquadra ou não no Simples Nacional, que é um regime tributário com normas simplificadas para cálculo e recolhimento de impostos. 

O objetivo desse regime é reduzir o impacto dessas cobranças na sua empresa, ou seja, o CNAE correto também ajuda a economizar com essas obrigações.

Já um código de atividade errado, que não condiz com a atividade econômica exercida pelo CNPJ, pode acarretar diversos problemas, indo desde o pagamento incorreto de impostos, perda de incentivos fiscais, multas e até irregularidade do negócio.

Por todos esses motivos e pelas dúvidas que podem surgir na hora de escolher o CNAE para consultoria adequado, é que a orientação de um contador é tão importante, especialmente para as pequenas empresas.

A Contabilizei, por exemplo, é especialista em abrir micro e pequenas empresas e está apto para auxiliar na busca pelo código certo para a sua empresa, evitando qualquer dor de cabeça futura.

CNAE para consultoria: concluindo

Além de fundamental para obtenção do CNPJ, o CNAE para consultoria garante que você não pague mais impostos que o necessário para manter sua empresa legalizada.

Como chegar a esse código pode gerar muitas dúvidas e insegurança, a dica é contar com um serviço de contabilidade confiança para ajudar.

Os contadores da Contabilizei, contabilidade online, estão aqui para isso. Converse com um dos nossos especialistas e tenha mais tranquilidade em todas as etapas de abertura da sua empresa, inclusive para saber qual o CNAE para abrir o seu CNPJ.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Contabilizei é líder em abertura de empresas 🏆
Deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato

Vitor Torres - CEO e fundador da Contabilizei

Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.

Deixe um comentário

avatar