3 Planilhas para Afinar a sua Estratégia Empresarial

Tempo de leitura: 4 min | Comentários

Confira as dicas do nosso convidado, Daniel Pereira, sobre planejamento estratégico para sua empresa.



As definições mais importantes de uma empresa são aquelas mais amplas e que dizem respeito a sua estratégia. Normalmente, essas decisões são feitas pelos principais gestores do negócio de maneira intuitiva e orgânica, mas também podem ser enriquecidas com a participação dos membros da equipe e a utilização de métodos consagrados de gestão. Neste post, vamos mostrar 3 planilhas que podem ser usadas como guia e complemento na realização do planejamento estratégico de um negócio.

1) Planilha de Planejamento Estratégico

Em primeiro lugar, toda empresa deveria possuir algum tipo de ferramenta para registrar o que foi definido em seu planejamento estratégico e também organizar as iniciativas decorrentes da elaboração do plano. Com ela, você vai conseguir estruturar seus planos e metas por áreas como marketing, recursos humanos, vendas e finanças. Assim como criar um painel de indicadores para acompanhar a sua execução!

2) Planilha de Análise SWOT

A análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidade de um negócio é o método mais usado e importante no momento de definir as estratégias mais importantes para o período. Por isso, em segundo lugar, sugiro a utilização dessa planilha que lhe ajudar a implementar na prática um método que, até então, pode ter parecido demasiadamente teórico.

3) Planilha de Brainstorming

Por fim, somando-se às duas planilhas anteriores, está a planilha de brainstorming, método também conhecido como tempestade de ideias ou toró de palpite! Com essa planilha, você vai entender e realizar uma reunião de elaboração de estratégia mais criativa, permitindo que as melhores ideias aflorem e sejam devidamente levadas em consideração.