Gestão e Negócios

Passo a Passo: Como Alinhar sua Empresa ao Mundo Digital

Atualizado em 31 Maio 2020

Hoje em dia o mundo sofre transformações de forma assustadoramente rápida e é preciso alinhar a sua empresa ao mundo digital para acompanhar essas mudanças.

A inovação deve ser prioridade dos negócios, sobretudo em momentos de crise, por demonstrar preparo na compreensão das demandas de seus clientes e assim melhorar cada vez mais.

Empresas que ainda não entraram no mundo digital devem rever as suas formas de trabalhar para não ficar atrás com relação à sua concorrência.

Assim se faz necessário um mapeamento das transformações que devem ocorrer para atender corretamente às novas demandas impostas pelos clientes.

No entanto isso nem sempre é tão simples porque muitas vezes exige transformações profundas que envolvem a cultura da empresa e dos seus colaboradores.

Por isso envolver todos os colaboradores nessa transformação é fundamental para que ela ocorra de fato.

Apesar de não haver uma única forma de alinhar a sua empresa ao mundo digital, existem algumas questões fundamentais relacionadas a isso.

Visto isso esse texto foi elaborado para te ajudar a fazer com que o seu negócio passe por essas importantes mudanças e assim possa crescer e se destacar no mercado.

CTA Migração G V2 A

Como os consumidores modernos se comportam?

Alinhar a sua empresa ao mundo digital significa conseguir suprir as demandas do seu consumidor adequadamente, satisfazendo-o por completo.

Mas para que isso possa acontecer é necessário primeiramente que você saiba exatamente o que o cliente espera do seu serviço ou produto.

Aqui é válido dizer que com a grande disponibilidade de informações na web, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente.

Alguns anos atrás, para comprar um produto o indivíduo pedia algumas opiniões a conhecidos e depois ia até as lojas do centro da cidade procurar por um valor mais atrativo.

Mas com o comércio virtual isso mudou muito. Agora é possível encontrar uma grande quantidade de lojas que vendem o mesmo produto online.

Além disso na web o cliente encontra a ficha técnica, fotos, vídeos, avaliações e várias ofertas para o mesmo produto.

Com isso o consumidor moderno possui algumas características clássicas como:

  • O novo consumidor é muito informado, buscando por soluções antes de efetuar a compra em si;
  • A maior parte dos consumidores atuais estão conectados à internet, buscando por informações em várias plataformas diferentes;
  • Busca por experiências que os satisfaçam e não apenas a compra de um produto simplesmente. Isso vale desde o pré até o pós venda;
  • O cliente moderno pertence a vários grupos e isso modifica seus hábitos de compra. Com isso, além de comprar o consumidor passa a pertencer aos grupos de determinada marca;
  • Compras online podem ser feitas a qualquer momento do dia, oferecendo satisfação imediata;
  • Os consumidores modernos enxergam o valor das empresas, se dispondo a gastar um pouco mais para ter uma melhor experiência;

Como deve ser a estrutura de uma empresa alinhada ao mundo digital

Uma empresa bem adequada às demandas do mundo digital deve buscar formas de atrair esse novo consumidor.

No entanto para isso é preciso fazer grandes modificações, que muitas vezes refletem até mesmo em sua estrutura.

As tecnologias geram grandes oportunidades aos diferentes tipos de negócio e, é necessário que eles sejam repensados para conseguir aproveitar os benefícios.

Portanto seguir utilizando processos manuais sendo que existem ferramentas digitais que possibilitam a mesma ação deixa de fazer sentido.

Então usar ferramentas para gestão financeira, controle de estoque, contabilidade, gerenciamento de vendas, marketing e melhoramento dos serviços e produtos passa a ser algo essencial.

Com isso o trabalho pode ser otimizado, as tarefas são executadas em menos tempo, acarretando em economia de dinheiro.

Além disso os funcionários podem ser destinados a desenvolver outras tarefas que contribuam positivamente com o desenvolvimento do negócio.

Mas para isso é necessário que a empresa faça planejamentos considerando o contexto em que a empresa está inserida nesse novo momento.

As relações entre a empresa e o público se modifica intensamente com a introdução das plataformas digitais na gestão e marketing.

É preciso que a empresa se prepare e se reestruture para isso, modificando inclusive a sua cultura e muitas das suas características originais.

CTA Migração V2 B

Como incluir seu negócio no mundo digital

Até aqui você viu informações sobre a necessidade de alinhar sua empresa ao mundo digital, mas como fazer isso?

A seguir você verá algumas questões importantes sobre como fazer essa transição da maneira correta. Mas lembre-se de que não existe apenas uma única estratégia para isso.

Foque nas necessidades do seu cliente

Reveja a forma como as novas tecnologias disponíveis podem ser usadas para melhorar as experiências dos seus clientes. Pode ser necessário reavaliar os modelos de negócios e a forma como as operações são executadas. Nesse quesito você pode até aplicar estratégia de SEO para seu negócio.

Avalie o quanto a empresa está preparada

Para alinhar a sua empresa ao mundo digital é preciso avaliar a maturidade digital dela e, a partir disso estabelecer metas específicas para pelo menos cinco anos no futuro.

Os líderes devem ser envolvidos no processo

De maneira geral os líderes dentro da empresa são os principais envolvidos na transformação digital. Os planos devem ser colocados em prática de maneira estratégica e, para isso os executivos devem acreditar e se envolver nas transformações.

Selecione os colaboradores certos

Para que a transformação seja possível você precisa ter colaboradores engajados com as mudanças.

Por isso se dedique em recrutar adequadamente pessoas que agreguem conhecimentos e habilidades importantes para alinhar sua empresa ao mundo digital.

Estipule os recursos necessários

Fazer mudanças dentro de um negócio pode custar bem caro, mas de maneira geral as empresas mais bem sucedidas são as que investem nisso. Por isso, avalie quanto de recurso é possível destinar para isso.

Projetos pilotos ajudam a prever o futuro

Para colocar qualquer mudança em prática é necessário conseguir de alguma forma prever os resultados.

Nesse sentido os projetos pilotos podem ser importantes para envolver os líderes e garantir que eles se dediquem às transformações.

Analise os dados

Antes de qualquer tomada de decisão é importante observar resultados anteriores e dados referentes a eles. Isso faz com que os erros e acertos possam ser mais facilmente avaliados, reduzindo as chances de haver graves falhas.

A mudança de cultura deve ser geral

Para alinhar a sua empresa ao mundo digital pode ser necessário fazer uma mudança geral, incluindo a cultura empresarial.

Por isso é muito importante envolver todos os colaboradores, envolvidos em todas as etapas dos processos dentro do seu negócio. Todos devem se acostumar a usar as novas tecnologias para aumentar a eficiência do seu trabalho.

Engrandeça seus processos

Após colocar em prática as etapas anteriores, você está nas etapas finais de alinhar sua empresa ao mundo digital e, os seus processos já devem estar mais eficientes.

Sendo assim esse é o momento certo para que seu negócio ganhe escala. Isso trará destaque e maior lucratividade.

Você está pronto para alinhar a sua empresa ao mundo digital?

Como você viu até aqui, alinhar sua empresa ao mundo digital não é uma tarefa simples, barata ou rápida.

No entanto isso é fundamental para conseguir atender às necessidade dos consumidores modernos que vem se tornando cada vez mais exigentes.

Por isso é necessário desenvolver estratégias inteligentes, que envolvam todos os níveis da organização e colaboradores. Dessa forma se torna mais simples alcançar os resultados esperados.

Deixe um comentário

avatar