CNAE: 6202-3/00:
Desenvolvimento de Software

Softwares customizáveis, Softwares não Customizáveis e Software sob Encomenda

Uma empresa de desenvolvimento de software utiliza a tecnologia para desenvolver programas específicos para computadores, celulares ou outros dispositivos, atendendo às necessidades de seus clientes nos mais diversos negócios.

Editores de textos, players de música e vídeo, aplicativos em geral, jogos e programas educacionais e de negócios são alguns exemplos de softwares, que estão inseridos em variadas tarefas do nosso dia a dia, desde o momento em que mexemos no celular até o trabalho.

Como pode ver, trata-se de um mercado valioso e com grandes oportunidades para quem deseja abrir uma empresa no ramo. E um dos primeiros passos para isso consiste na escolha da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Esse código tem como objetivo identificar as atividades exercidas economicamente por uma empresa, facilitar a fiscalização dos órgãos responsáveis e garantir que o proprietário pague os impostos correspondentes à sua área de atuação.

A escolha, portanto, é muito importante. Selecionar a CNAE correta garante que você não pague mais tributos que o necessário para manter sua empresa legalizada e evite outros contratempos. Se tiver dúvidas, saiba que você pode contar com a orientação de um dos mais de 600 especialistas da Contabilizei, que é a número 1 do Brasil em abrir empresas e oferece o serviço de contabilidade com ótimo custo-benefício.

Essa pode ser uma grande chance para você, pois o mercado de software possui um valor muito importante no Brasil. De acordo com dados do setor, divulgados pela ABES (Associação Brasileiras das Empresas de Software), o Brasil voltou a ocupar em 2020 a nona posição no ranking mundial de software e serviços (na frente de países como Holanda, Itália e Suíça), com um mercado interno de aproximadamente US$ 22,9 bilhões.

Como abrir CNPJ para programador?

Quer saber como abrir empresa de desenvolvimento de software? Muitos profissionais dessa área se perguntam se é possível abrir o negócio como MEI, já que oferece muita praticidade e carga tributária reduzida. Mas a resposta aqui é não, pois essa atividade não consta na lista de CNAEs permitidas do MEI.

Por definição, estão excluídas as atividades de cunho intelectual, cuja organização na sociedade é feita por conselhos de classe – atividades como a medicina, a advocacia, e também a programação. Mas calma! Ainda assim, profissionais desse ramo podem ter empresa optante pelo Simples Nacional, com carga tributária reduzida.

Depois de selecionar a atividade ideal da sua empresa de desenvolvimento de software, é hora de definir o formato jurídico, que pode ser um dos seguintes: EI (empresa individual) ou EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada), que são indicados para quem não possui sócios, além de Sociedade Limitada (LTDA) ou Sociedade Anônima (S/A), se o profissional desejar dividir os desafios de um novo negócio com mais pessoas.

No terceiro passo, determina-se o regime tributário. Essa escolha vai definir o quanto e de que forma serão recolhidos os impostos da empresa. As opções são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O mais comum são as duas primeiras.

Para te ajudar nesse processo e não ter erros e dor de cabeça, conte com a Contabilizei. Nós cuidamos da abertura da sua empresa e de todos os trâmites burocráticos, te apoiando do início até a expansão do seu negócio, com a contabilidade completa ao longo dos meses.

Qual a CNAE para desenvolvimento de software?

As CNAEs para desenvolvimento de software são:

  • 6201-5/01 - Desenvolvimento de softwares sob encomenda

  • 6202-3/00 - Desenvolvimento de softwares customizáveis

  • 6203-1/00 - Desenvolvimento de softwares não customizáveis

A seguir, vamos detalhar cada um deles para que você consiga escolher a melhor opção para abrir sua empresa.

CNAE 6201-5/01: Desenvolvimento de softwares sob encomenda

O código 6201-5/01 é indicado para atividades como o desenvolvimento de sistemas para atender às necessidades do cliente, programação com o uso de ferramentas e de linguagens de programação, entre outras.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 6202-3/00: Desenvolvimento de softwares customizáveis

A CNAE 6202-3/00 envolve atividades como desenvolvimento de sistemas ou programas de computador (software) que permitem a realização de customizações (adaptações às necessidades específicas de um cliente ou mercado particular) e o licenciamento ou a outorga de autorização de uso dos programas de computador customizáveis.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 6203-1/00: Desenvolvimento de softwares não customizáveis

Na CNAE 6203-1/00 estão o desenvolvimento de sistemas ou programas de computador que não permitem customizações, além do licenciamento ou a outorga de autorização de uso dos programas de computador não-customizáveis e a distribuição autorizada de programas de computador não-customizáveis, que é responsável pela concessão e regularização de licenças para uso, treinamento, etc.

Saiba mais sobre essa CNAE:

Perguntas Frequentes

A CNAE 4651-6/01 inclui a atividade de comércio atacadista de software.
É o desenvolvimento de sistemas para atender as necessidades específicas de um cliente.
São programas que podem sofrer ajustes conforme a necessidade do cliente.
As CNAEs para tecnologia da informação são 6204-0/00 (consultoria em tecnologia da informação) e 6209-1/00 (suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação).