CNAE: Educação

Área de educação, ensino, palestras, cursos livres e profissionalizantes e treinamentos

Qual a CNAE para educação?

As CNAEs para educação são:

A seguir, vamos detalhar cada uma delas para que você consiga escolher a melhor opção para abrir sua empresa:

CNAE 8412-4/00: Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais

O código 8412-4/00 compreende a regulação de atividades voltadas a melhorar o bem-estar da população quanto à saúde, educação, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, etc, além da promoção de atividades culturais e recreacionais, entre outras.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8511-2/00: Educação infantil - creche

A CNAE 8511-2/00 é indicada para quem executa atividades de instituições de ensino que se destinam ao desenvolvimento integral da criança, em geral, de até 3 anos de idade, e para as instituições assistenciais que abrigam crianças portadoras de necessidades especiais.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8512-1/00: Educação infantil - pré-escola

O código 8512-1/00 abrange as atividades de ensino pré-escolar em escolas maternais e jardins-de-infância, preferencialmente, para crianças de 4 e 5 anos de idade, e as de classes de alfabetização prestadas por escolas maternais e jardins-de-infância. As escolas de educação especial infantil também fazem parte dessa CNAE.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8513-9/00: Ensino fundamental

A CNAE 8513-9/00 possui várias atividades disponíveis, como as de ensino fundamental de 1ª a 9ª séries regulares, à distância e especial, além de cursos de alfabetização de adultos. As instituições que oferecem cursos e exames supletivos no nível de conclusão do ensino fundamental (1ª a 9ª séries) também estão neste código.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8520-1/00: Ensino médio

No código 8520-1/00 é possível encontrar as atividades de ensino médio regular, especial e à distância, além das instituições que oferecem cursos normais e exames supletivos no nível de conclusão do ensino médio para jovens e adultos.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8531-7/00: Educação superior - graduação

A CNAE 8531-7/00 tem as instituições de educação superior que oferecem exclusivamente cursos de graduação abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8532-5/00: Educação superior - graduação e pós graduação

O código 8532-5/00 concentra as instituições de educação superior que oferecem cursos de graduação e programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, podendo ainda oferecer cursos de especialização, aperfeiçoamento, dentre outros.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8533-3/00: Educação superior - pós graduação e extensão

Na CNAE 8533-3/00 encontram-se as instituições de educação superior que oferecem exclusivamente cursos de pós-graduação, além de cursos sequenciais e por áreas de conhecimento de diferentes níveis de abrangência.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8541-4/00: Educação profissional de nível técnico

O código 8541-4/00 pode ser utilizado pelas instituições que oferecem cursos destinados a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. As atividades de escolas técnicas, agrotécnicas, industriais, comerciais, de serviços terciários e cursos técnicos em geral também fazem parte desse código.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8542-2/00: Educação profissional de nível tecnológico

Na CNAE 8542-2/00 estão incluídas as instituições que oferecem cursos de nível superior, destinados a alunos egressos do ensino médio e técnico, além daquelas que disponibilizam cursos normais em nível superior para licenciatura de profissionais em educação infantil e de professores para os anos iniciais do ensino fundamental.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8550-3/02: Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares

Com o código 8550-3/02, é possível exercer atividades como gestão, assessoria, consultoria, orientação e assistência prestados ao sistema e ao processo educacional em matérias de planejamento, organização, controle e finanças, além de serviços de testes vocacionais e avaliação educacional e apoio a pesquisas.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8599-6/03: Treinamento em informática

A CNAE 8599-6/03 é indicada para os cursos de informática, microcomputador e computador, além do ensino de tecnologias da informação e acesso à internet.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8599-6/04: Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

O código 8599-6/04 envolve atividades como curso de aperfeiçoamento jurídico, comissárias, aprendizagem e treinamento gerencial e aperfeiçoamento profissional, além de serviços de palestrante.

Saiba mais sobre essa CNAE:

CNAE 8599-6/99: Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente

A CNAE 8599-6/99 abrange as instituições que oferecem cursos de educação profissional de nível básico destinados a qualificar e requalificar trabalhadores, além de atividades como cursos de datilografia e de professores autônomos ou constituídos como empresas individuais, exceto de esportes, arte e cultura e idiomas.

Saiba mais sobre essa CNAE:

Saiba mais sobre a CNAE para educação

As empresas de educação contribuem para o desenvolvimento humano e potencializam o conhecimento, as competências e as habilidades do indivíduo por meio do ensino de disciplinas curriculares, sempre de acordo com graus e níveis diferentes de aprendizagem.

Abrir empresa de educação requer muito planejamento e o entendimento de qual será o tipo de negócio. O primeiro passo deve ser a escolha correta da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que tem como objetivo identificar as atividades exercidas por uma empresa, facilitar a fiscalização dos órgãos responsáveis e garantir que o proprietário pague os impostos correspondentes à sua área de atuação.

Há diferentes CNAEs de educação, como os específicos para educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, médio e superior e até mesmo para cursos de nível técnico e tecnológico e treinamentos em informática e desenvolvimento profissional e gerencial.

Se tiver dúvidas, saiba que você pode contar com um dos mais de 600 especialistas da Contabilizei. Temos mais de 30 mil clientes e possuímos o serviço de contabilidade com ótimo custo-benefício. Nossa equipe também oferece orientação para o desenquadramento do MEI e tributação, com foco em pagar o menor imposto possível.

Mas lembre-se: antes de abrir uma empresa nesse segmento, é preciso um ótimo planejamento, levando em conta as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. As previsões para educação em 2022 indicam que ainda haverá a necessidade de novas adaptações e a utilização cada vez mais frequente de novas tecnologias.

Como criar um CNPJ para a área de educação, palestras, cursos e treinamentos?

Abrir uma empresa nas áreas de educação, palestras, cursos e treinamentos seguem, de forma geral, os mesmos passos de outros segmentos. Será necessário definir o modelo de negócios, contratar um contador, escolher o tipo de empresa e o regime jurídico e tributário, elaborar o contrato social, efetuar o registro na Junta Comercial, obter o alvará de localização e funcionamento (em alguns casos) e fazer a inscrição estadual.

O fator decisivo, nesse caso, é a escolha da CNAE, que será diferente entre as áreas. É importante escolher o código certo para não ter problemas no futuro e pagar os impostos corretamente, evitando gastos desnecessários.

Qual CNAE para treinamento?

O mercado de treinamento profissional é grande e chama muita atenção de grandes empresas, que costumam bancar os custos de seus funcionários para atualizações constantes na área em que atuam, o que é crucial para a manutenção da companhia dentro dos padrões mais recentes, com conhecimento afinado com o mercado.

Para entrar neste segmento, há uma CNAE específica, que é a 8599-6/04, intitulada de “treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial”. Note, porém, que é possível encontrar outro código específico de treinamento, que diz respeito a informática. Neste caso, usa-se a seguinte CNAE: 8599-6/03.

Qual a CNAE de escola?

Se o seu objetivo é abrir uma escola, saiba que não há uma CNAE específica que abrange todas as instituições de forma geral. Tudo vai depender do tipo de ensino que você irá prestar.

Por exemplo: se vai abrir uma escola do ensino fundamental, a CNAE indicada é a 8513-9/00. Porém, se deseja abrir uma do ensino médio, será necessário outro código: o 8520-1/00.

Qual CNAE para curso online?

A publicação e venda de cursos online têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, tanto pela facilidade de acompanhamento do conteúdo como pela praticidade oferecida. Para o desenvolvimento de tais aulas, é recomendada a utilização da CNAE 8599-6/04, que compreende, entre suas atividades, o “curso de treinamento profissional, gerencial com acesso à internet”.

Qual a CNAE para cursos livres e profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes têm como objetivo desenvolver certas habilidades e competências para que o aluno possa exercer uma determinada profissão no mercado de trabalho. Essas atividades fazem parte da CNAE 8541-4/00 (educação profissional de nível técnico). Já os cursos livres entram no código 8599-6/99 (outras atividades de ensino não especificadas anteriormente).

Qual a CNAE para cursos, treinamentos e palestras?

Para cada tipo de curso, há uma CNAE diferente. Por isso, é preciso entender qual será a sua linha de ensino. No caso de treinamentos, há dois específicos: 8599-6/04 (treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial), onde também se encaixam as palestras, e 8599-6/03 (treinamento em informática).