Empresarial, Jurídica, Administrativa, Contábil, Financeira, Publicidade e Tecnologia da Informação
As CNAEs para consultoria são:
A seguir, vamos detalhar cada um deles para que você consiga escolher a melhor opção para abrir sua empresa.
O código de atividade 6911-7/01 pode ser utilizado como consultoria jurídica e contempla serviços de aconselhamento e representação em ações civis, criminais, administrativas, trabalhistas e comerciais, assessoria geral, aconselhamento e preparação de documentos jurídicos, entre outros.
A CNAE para consultoria financeira, 6612-6/05, é indicada para quem executa atividades auxiliares de consultoria de serviços financeiros e também seguros, previdência complementar e planos de saúde. No caso de consultoria financeira para empresas, deve ser utilizado o código abaixo, que diz respeito à consultoria administrativa.
Na CNAE 7020-4/00 é possível encontrar várias atividades que se enquadram. A consultoria na administração de empresas, por exemplo, compreende serviços como assessoria, orientação e assistência operacional para a gestão do negócio prestados a empresas e a outras organizações, planejamento, organização, reengenharia e outras.
O código 6920-6/02 abrange várias atividades de contabilidade, entre elas a consultoria contábil e a tributária. Ele também pode ser utilizado por auditores contábeis e peritos técnicos.
A CNAE 7020-4/00 faz parte do grupo de atividades de consultoria em gestão empresarial e suas variações, como negociação entre empresas e seus trabalhadores, relações públicas e comunicação, interna e externa, e logística de localização.
O código de atividade 7319-0/04 compreende todas as atividades de consultoria em publicidade e propaganda. A consultoria em marketing também está na lista de atividades permitidas nesse CNAE.
Na CNAE 6204-0/00 encontra-se diversas atividades relacionadas à consultoria em tecnologia da informação, como consultoria em informática, em análise de sistemas, em hardware e software e sistemas de informática.
Uma empresa de consultoria é aquela que presta um serviço especializado de suporte e orientação para um setor específico, seja uma companhia ou até mesmo profissionais que estão em busca de melhorar e crescer na carreira. Para empreender na área de consultoria é preciso ter amplo conhecimento sobre o assunto que será abordado, a fim de auxiliar os clientes com muita precisão.
Por meio de uma visão externa, a consultoria levanta todas as necessidades do contratante. Em seguida, faz um diagnóstico bem definido para identificar as soluções e, então, propor ações de melhoria, como por exemplo, sugerindo demissões e contratações, condições de trabalho, treinamentos e cursos, controle de finanças, planejamento de determinada área ou até mesmo ajudando nas tomadas de decisões.
Quer ter o seu CNPJ de consultoria? Venha para a Contabilizei e abra sua empresa com a número 1 do Brasil. Nós te ajudamos nesse processo para você não ter erros e dor de cabeça. Cuidamos da abertura da sua empresa e de todos os trâmites burocráticos, te apoiando do início até a expansão do seu negócio, com a contabilidade completa ao longo dos meses.
E uma das primeiras etapas, onde também podemos te orientar, consiste na escolha da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Esse código tem como objetivo identificar as atividades exercidas economicamente por uma empresa, facilitar a fiscalização dos órgãos responsáveis e garantir que o proprietário pague os impostos correspondentes à sua área de atuação.
Então, antes de tudo, defina qual tipo de consultoria você vai prestar: Empresarial, Jurídica, Administrativa, Contábil, Financeira, Publicidade ou Tecnologia da Informação. Para cada uma dessas áreas, há uma atividade diferente. Mas como saber a CNAE ideal de uma empresa? Você pode consultar na tabela de CNAEs para CNPJs.
A escolha correta garante que você não pague mais tributos que o necessário para manter sua empresa legalizada e evite outros contratempos.
Além disso, ter o seu negócio completamente legalizado passa muito mais credibilidade aos clientes, especialmente nesta área, pois o consultor precisa mostrar o máximo de segurança e seriedade possível ao contratante - e possuir um CNPJ em dia vai garantir isso.
Para te ajudar a conseguir o seu CNPJ de consultoria, a Contabilizei preparou um passo a passo de como abrir uma empresa. O processo é o mesmo daquele para as demais atividades de serviços.
Depois de selecionar a atividade ideal da sua consultoria, é hora de definir o formato jurídico, que pode ser um dos seguintes: EI (empresa individual) ou EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada), que são indicados para quem não possui sócios, além de Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Anônima (S/A), se o consultor desejar dividir os desafios de um novo negócio com mais pessoas.
No terceiro passo, determina-se o regime tributário. Essa escolha vai definir o quanto e de que forma serão recolhidos os impostos da empresa. As opções são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O mais comum são as duas primeiras.
Depois que você abrir a sua empresa, já é possível começar a trabalhar. Primeiramente, aprenda a identificar uma boa consultoria e esteja ciente de ficar sempre atualizado para oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível, que exceda as expectativas e te faça ser uma referência no mercado.